Doze dos mais badalados destinos turísticos foram incluídos em uma lista nada agradável – e se você planejava ir para lá em suas férias, melhor pensar em um plano B. A rede de comunicação norte-americana CNN divulgou um levantamento que inclui uma dúzia de lugares que sofre com hiperlotação de turistas, o que impacta negativamente a região e prejudica inclusive a experiência de viagem.
12 destinos para não ir
Muita gente sonha em ir à romântica cidade italiana de Veneza. O problema é que muita gente realmente realiza seu sonho: todos os anos mais de 30 milhões de turistas invadem os canais submersos da cidade de apenas 55 mil habitantes. Em 2017, a população local até realizou protestos contra o volume tão grande de viajantes.
Quem passa por situação parecida é Barcelona. A capital da Catalunha registrou a presença de 34 milhões de turistas em 2016, um salto de 25% em relação a 2012. Também em 2017, houve protesto dos moradores: como a demanda de Airbnb é alta, moradores estão sofrendo com preços altíssimos de aluguel.
A lista da CNN aponta também dois destinos sul-americanos muito atraentes aos brasileiros. O arquipélago de Galápagos, no Equador, tem tido dificuldades em controlar a presença de turistas para manter o equilíbrio do habitat natural, mas anunciou que em breve terá normas para limitar o turismo em níveis saudáveis. E Machu Picchu, no Peru, recebe cerca de 5 mil pessoas por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Unesco.
E até lugares bastante improváveis entram no levantamento. O maior deserto do planeta, a gelada Antártida, recebe mais turistas do que o permitido, principalmente em cruzeiros que fazem paradas por lá. Mesmo o maior pico do mundo, o Monte Everest viu um boom de aventureiros recentemente, a ponto do governo do Nepal proibir diversas pessoas que concluir o percurso.
A lista da CNN ainda tem a Ilha de Skye (Escócia), Cinque Terra (Itália), Dubrovnik (Croácia), Santorini (Grécia), Taj Mahal (Índia) e Butão.
Lugares incríveis no Brasil
- Nome de santo? Saiba por que praia “São Miguel do Gostoso” é chamada assim
- Navegar no rio São Francisco é inesquecível: paz, cânions e água verde
- Capitólio, a cidade mineira dos cânions, é incrível: 6 motivos para conhecer