Bancos em greve: como pagar contas e realizar outros serviços sem ir ao banco

por | set 6, 2016 | Notícias

Bancários de todo o país aderiram à greve geral desta sexta-feira (28). Por conta do feriado nacional de 1º de maio, as atividades bancárias só voltarão ao normal no dia 2 de maio.

Mas, mesmo com os serviços suspensos, o consumidor deve pagar as contas em dia. Se suas contas vão vencer, descubra agora formas alternativas de fazer o pagamento, sem correr o risco de levar multas ou juros.

Pagar contas com bancos em greve: como fazer

Os meios alternativos de pagamento são a melhor forma de evitar problemas futuros, porque o fato de o banco estar em greve não exime o consumidor de pagar as contas na data de vencimento. 

Neste período de greve, cheques e DOCs devem ter a compensação nos prazos normais estipulados pelo Banco Central.

Elencamos o que você pode fazer para garantir o pagamento de contas no prazo e outras transações que são afetadas pela greve dos bancos.

Meios alternativos

  • Caixas eletrônicos

Eles continuarão funcionando e podem te ajudar em várias tarefas: saque (inclusive de benefícios sociais), pagamento, transferência, depósito, bloqueio e desbloqueio de cartão, retirada de cheques, entre outras atividades. Também é possível pagar as contas não vencidas e agendar o pagamento das próximas.

  • Internet banking e telefone

Consultas, pagamentos, solicitação ou desbloqueio de cheques, empréstimos, entre outros. Pela internet, você ainda pode pagar ou agendar boletos e contas de luz, água e telefone, por exemplo. 

  • Loterias e outros correspondentes

As loterias também servem para pagamentos de contas, assim como outros correspondentes, como supermercados e Correios. Atenção: quem recebe benefício pela Caixa Econômica Federal deve procurar as casas lotéricas para retirar o dinheiro. Isto porque a Caixa Econômica Federal tem convênio com as loterias; o Bradesco com os Correios, e o Banco do Brasil com os supermercados Extra, Compre Bem, Pão de Açúcar e Barateiro. Algumas lojas de departamento e drogarias também recebem as contas de água, telefone, luz, gás, entre outros serviços.

  • Débito automático autorizado

O débito automático programado acontecerá normalmente, mesmo com os bancos em greve, desde que o consumidor tenha saldo na conta.

  • Pagamentos aceitos em apenas um banco

O banco deve propiciar aos consumidores os meios para a utilização de todos os serviços. Entre em contato com o banco para saber a melhor forma de agir.

Como pagar as contas vencidas

Se houver conta atrasada de tarifas públicas como água, telefone e luz, a orientação da Associação dos Consumidores Proteste é que o consumidor entre em contato com as concessionárias para negociar uma forma de pagamento. 

Este tipo de conta deve ser quitado em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas é feito pela prestadora de serviço.

Se não conseguir pagar?

Segundo a Proteste, o consumidor está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor para responsabilizar o banco caso tenha cobrança de multa e juros quando não conseguir, de forma alguma, fazer o pagamento em razão da greve.

Para isso, é necessário que o consumidor faça uma carta e envie ao banco, aos cuidados do gerente, relatando os fatos e solicitando as providências cabíveis. Além disso, é possível registrar uma queixa com Banco Central e procurar os órgãos de defesa do consumidor. 

Greve Geral: todos os detalhes