Não precisa se assustar, mas é bom saber o que mudou, principalmente se você aplica na caderneta de poupança ou conhece alguém que aplica. A caderneta é remunerada mensalmente pela TR, Taxa Referencial, na data de aniversario mais 0,5%. Assim a caderneta de poupança tem correção diferenciada para todos os dias do mês e rende de acordo com a quantidade de dias úteis do mês, inflação e taxa de juros. O que mudou? Foi alterado o redutor usado no calculo da TR. Ele aumentou de 0,28 para 0,38.
Aumentou? Sim, mas um redutor aumentado significa maior redução. A parte que constitui a rentabilidade da poupança que vem da TR vai ser menor. Os 0,5% continua o mesmo, e é por isso que a rentabilidade da caderneta de poupança deve diminuir. Mas a redução não é assim tão grande, na verdade, você dificilmente vai sentir essa mudança. A rentabilidade de caderneta deve ser reduzida em apenas 0,5 ponto percentual no ano. A menos que você tenha muito dinheiro e, aí sim, não vai ficar muito contente de deixar de ganhar 0,5% sobre sua aplicação.
Existe ainda a possibilidade de um novo ajuste na rentabilidade da caderneta e até mesmo da tributação dos rendimentos
Mas, veja bem, não é porque que você tem menos que deve se alienar. É bom saber o que está acontecendo para não se acomodar, e continuar na batalha pela apreciação do seu patrimônio, que só vai acontecer quando você estiver com o seu dinheiro bem aplicado, trabalhando para você.
Existe ainda a possibilidade de um novo ajuste na rentabilidade da caderneta e até mesmo da tributação dos rendimentos, já que hoje aplicação na caderneta de poupança é isenta. Então mais mudanças estão por vir, já estão em analise pelo Governo.
A caderneta continua sendo a aplicação preferida do pequeno investidor e do investidor iniciante. De acordo com os dados do Banco Central, o patrimônio atual da caderneta de poupança é de 194 bilhões. Em 2006, teve uma valorização de 8,33%.





