Como funcionará transporte durante jogos do Brasil: ônibus e metrô param? Circulam mais?

O transporte público em algumas localidades terá um esquema especial de funcionamento nos dias dos jogos do Brasil.

A partir do segundo jogo da Seleção (22 de junho), por exemplo, metrô, ônibus e trem no Distrito Federal ganharão reforço para atender à demanda. São Paulo e Rio de Janeiro também terão alterações no serviço. Veja os detalhes.

Transporte público durante jogos do Brasil

Getty Images

Antes de tudo, é importante você saber o horário dos jogos do Brasil (horário de Brasília):

  • 17 de junho, domingo, às 15 horas: Brasil x Suíça
  • 22 de junho, sexta-feira, às 9 horas: Brasil x Costa Rica
  • 27 de junho, quarta-feira, às 15 horas: Brasil x Sérvia

No Distrito Federal

No Distrito Federal, a mudança no esquema do transporte público por conta dos jogos da Seleção acontece a partir da segunda partida, em 22 de junho, sexta-feira (às 9 horas). Como o primeiro jogo do Brasil cai em um domingo, 17 de junho (às 15 horas), o serviço não terá alterações.

De acordo com informações da TV Brasil, no esquema diferenciado de sexta-feira, o metrô vai operar com cinco vagões a mais de meio-dia às 14 horas. A ideia é facilitar o deslocamento de quem precisará ir para casa assistir ao jogo e retornar para o trabalho sem se atrasar.

Na partida do dia 27 de junho (quarta-feira, às 15 horas), os ônibus terão reforço da frota para quem precisará se locomover antes do jogo. O metrô também vai ter reforço nesse horário, com 23 trens, mais três de reserva. Depois disso, a circulação volta ao normal.

Em São Paulo

De acordo com a Prefeitura, a empresa SPTrans vai monitorar as linhas de ônibus em tempo real quando os jogos caírem em dias úteis. O trabalho servirá para equilibrar “a oscilação da frota durante os horários de pico e se adequar à demanda apresentada”.

A CPTM também deve facilitar o deslocamento dos usuários nos trens após a partida. No dia 22, o intervalo entre eles irá variar de 4 a 6 minutos, até as 13 horas. No dia 27 (quarta-feira), a CPTM promete reforço na operação antes do início do jogo, a partir do meio-dia.

O horário de funcionamento do Metrô durante a Copa do Mundo será o habitual, ou seja, das 4h40 à meia-noite de domingo à sexta-feira e, das 4h40 à 1 hora da manhã, de sábado para o domingo.

Os metrôs irão operar com a frota máxima nos dias de jogos do Brasil e trens de reserva nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, nos horários de menor movimento.

Segundo a assessoria, nas estações São Bento e Anhangabaú, mais próximas do Vale do Anhangabaú, onde haverá transmissões dos jogos do Brasil e shows musicais, haverá reforço do quadro de funcionários para segurança.

No Rio de Janeiro

A assessoria de imprensa do Metrô Rio informou que o serviço terá operação normal nos dias de jogos, com o aumento do número de funcionários em locais que houver aglomeração de público em determinados horários.

A empresa que opera os ônibus na cidade não retornou o pedido de informação do VIX até a publicação desta matéria.

Dias de jogos do Brasil: o que muda