O técnico de futebol e os 12 meninos que estavam presos na caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, conseguiram sobreviver 18 dias e a chave para esse milagre pode ter sido a meditação.
Treinador ensinou meditação para meninos presos em caverna
Antes de virar treinador de futebol, Ekapol Chanthawong, de 25 anos, viveu uma década como monge budista. Lá ele aprendeu uma das práticas mais famosas da religião: a meditação.
Mesmo depois de virar técnico dos 12 jogadores do Javali Selvagem, o técnico não parou de meditar.

De acordo com a equipe de resgate, durante o tempo que passaram presos na caverna, Ekapol ensinou os meninos a meditarem e isso pode ter ajudado em vários aspectos.
Técnica de meditação pode ter salvado meninos
A meditação pode ter ajudado os meninos a poupar o máximo de energia possível, já que eles passaram dias sem se alimentar. Além disso, a técnica provavelmente também os auxiliou a controlar o estado mental e manter a calma.
Segundo a mídia local, quando foram encontrados, nenhum dos meninos estava desesperado, pelo contrário, eles pareciam tranquilos e ainda abriram sorrisos para a equipe de resgate.

A meditação é uma técnica que nasceu na Índia e traz vários benefícios como: controle da ansiedade, diminuição dos batimentos cardíacos, desaceleração do metabolismo e, consequentemente, faz com que o corpo gaste menos energia e tenha mais controle emocional.
O resgate dos 12 meninos presos em caverna na Tailândia
- Todos são retirados de caverna na Tailândia e mundo está comovido
- Veja: Como está a saúde dos meninos tailandeses?
- Por que o resgate dos meninos na Tailândia durou menos do que o esperado?