Erros fatais numa entrevista

Um dos que mais sofre com a dinâmica é o tímido. Se lidar com uma pessoa desconhecida já é difícil, imagine em uma sala repleta delas e todas querendo se destacar. Para este caso, não há remédio senão enfrentar a situação.

Segundo a consultora Izabel Failde, a timidez não é um problema. A dificuldade está em o tímido aprender a lidar com ela e, no momento necessário, expor suas idéias. Portanto, ele deve treinar para falar suas idéias, expor suas opiniões, anseios e interesses. “Qualquer indivíduo – tímido ou não – que não se comunique num processo seletivo está em desvantagem perante outro que argumenta. O selecionador não tem bola de cristal, assim cada qual deve fazer sua parte”, orienta ela.

VEJA AQUI DICAS para se destacar (positivamente) numa entrevista

Se para vencer esta dificuldade é necessário ir mais fundo na questão, faça-o. “O tímido deve se perguntar sobre o que está fazendo para se melhorar”, ensina Christina Marques, da Manager. E caso a característica esteja sendo responsável pela perda de oportunidades, procure ajuda. “Se isso estiver ocorrendo, é preciso se trabalhar, tentando sair da zona de conforto, mesmo que seja aos pouquinhos para se superar. Para isso, é importante tentar identificar os motivos pessoais que fazem a pessoa ser tímida”, orienta Samara.