Exclusividade a seu serviço

por | jun 30, 2016 | Notícias

No Ministério do Trabalho estão registradas mais de duas mil profissões diferentes, algumas totalmente incomuns e inusitadas. Além da necessidade de fugir do desemprego, muitas pessoas aproveitam seu know-how e experiências pessoais para ampliarem a atuação no mercado. O que, em boa parte dos casos, seria um hobby pode virar uma profissão. É por isso que cada vez mais surgem alternativas bastante criativas para proporcionar aos consumidores o que os prestadores de serviços comuns não oferecem. Já imaginou ter um personal friend ou um personal ipodder? Se você nunca ouviu falar nisso, é bom prestar atenção às novas funções e profissionais que estão se formando. E eles garantem: cliente é o que não falta!

São vários serviços, exatamente aquelas coisinhas que qualquer marido poderia fazer e não faz, por não ter habilidade ou ferramentas

Mas os serviços personalizados que surgem não refletem apenas as necessidades de quem se propõe a oferecê-los – retratam, também, as atuais necessidades dos consumidores. Muita gente prefere pagar para não ter nenhum tipo de preocupação, ou mesmo para receber um tratamento individual e exclusivo. Ter um serviço diferenciado e inovador, que atenda aos desejos e facilite a vida dos clientes, tornou-se alvo de vários profissionais. Prova disso é a advogada e executiva Andrea Carvalho: “Eu, por ser uma executiva, não tinha tempo para pôr minhas coisas e assuntos particulares em ordem e sempre reclamava disso. Logo vi que eu não era a única com este problema”, observa ela, que aliou a experiência adquirida e seu prazer em organizar para criar a Do It!, uma empresa de serviço de assessoria pessoal voltado àqueles que não têm tempo ou não querem se aborrecer com questões do cotidiano.

Estresse e preocupação zero

A Do It! atende a pessoas que precisam de dicas ou soluções práticas na hora de trocar, reformar ou decorar a casa, além de organizar e assessorar viagens para oferecer comodidade e tranqüilidade aos clientes. A idéia surgiu quando Andrea estava no processo de mudança entre um emprego e outro: “Tirei algumas semanas de férias e percebi quanta coisa estava pendente em minha vida. Sempre gostei de arrumar, tomar conta da casa, mas estava ocupada demais para isso. Pesquisei, vi que não havia nenhuma empresa que cuidasse de tudo que a Do It! faz, e decidi investir nisso. Estou há mais ou menos quatro meses só neste ramo e encontrei bastante receptividade dos executivos, principalmente”, relata.

Hoje, Andrea trabalha gerindo diversos fornecedores, como arquitetos, empreiteiros, eletricistas, buffets, agências de viagem, entre outros. Os contatos e o know how que adquiriu durante os anos em que esteve à frente de grandes empresas foram suficientes para montar a rede de serviços. “Envolve muita gente, mas tudo tem o meu dedo, pois faço questão de que tudo esteja certinho. Para organizar uma viagem de carnaval completa, por exemplo, tive que lidar com agência de viagem, hotel, buffet, restaurante, translado e conseguir os lugares no Sambódromo com a Liga das Escolas de Samba. Eu vendo algo muito conceitual, que pretende garantir ao cliente aborrecimento zero”, afirma Andrea.

Problemas em casa? Alugue um marido

Outro tipo de serviço fresquinho que promete acabar com as preocupações de muita gente atende pelo nome de ” Marido de Aluguel“. Mas é bom deixar claro o que este “marido” faz: trabalhos domésticos como reparos elétricos, instalações hidráulicas, troca de lâmpadas e dobradiças, regulagem de portas de armários, instalação de varais de teto, pinturas etc – além de motorista particular. “São vários serviços, exatamente aquelas coisinhas que qualquer marido poderia fazer e não faz, por não ter habilidade ou ferramentas”, diz Valdir Peres, mais conhecido como “Billy”, o marido de aluguel em pessoa. Tudo começou quando ele viu uma entrevista com um norte-americano que havia montado uma agência de “maridos”, há quase 20 anos. “Na época eu estava bem, tinha uma transportadora com 43 funcionários; mas meu maior cliente faliu e me levou junto. Desde então passei a pensar melhor na idéia, e há três anos abri o negócio”, conta.

Billy cobra R$ 60 por hora de atendimento e garante que o empreendimento vai de vento em popa, principalmente depois de aparecer em revistas e programas de TV. Mas, com a alcunha de “marido de aluguel”, é claro que já surgiram episódios engraçados e constrangedores, de pessoas que confundem o anúncio e ligam para contratar outro tipo de “serviços”… “Cantadas de homens são várias. Aliás, fazem propostas muito boas, oferecendo até R$ 1.000 por uma noite. De mulheres são poucas, mas nunca aceitei. Não é essa a minha política. Acontece também de mulheres que querem ficar conversando após os trabalhos, a maioria senhoras com mais de 55 anos. Percebo que elas são muito carentes, até de papo”, comenta Billy.