Exclusividade a seu serviço > Um amigo para chamar de seu

Mas aquele que tem como objetivo curar a carência de muitas tem outra denominação: personal friend. Isso mesmo. Na onda de profissionais que proporcionam uma alternativa de assistência e exclusividade à clientela, surgiu também o “amigo de aluguel”, representado, por exemplo, pelo professor de dança Antonio Carlos da Silva Sá, ou Toni Sá, de 47 anos. Toni define o seu papel como “um acompanhante moderno, com muito respeito” – e, mais uma vez, sem qualquer conotação sexual. “Mulheres de várias idades buscam o serviço, sempre que precisam de um ‘apoio’ masculino para as mais diversas ocasiões”, ressalta ele, que cobra em média R$ 50 por hora de companhia.

Tem gente que ganha um iPod, por exemplo, e não tem tempo, não está a fim ou não sabe mexer no aparelho. Aí a pessoa me liga e a gente bate um papo sobre os gostos dela. Geralmente me informam o gênero favorito e eu adiciono o que acho melhor daquele estilo musical

Toni, que já foi estudante de economia, DJ, promoter, comerciante, ator e até professor de português na Alemanha, hoje se divide entre a faculdade de ciências contábeis, aulas e apresentações de dança, sua grande paixão, e as saídas como personal friend. O serviço personalizado baseou-se na função de dançarino de aluguel, que Toni já exercia nos salões do Rio de Janeiro. “Minhas alunas pediam para ir a bailes e organizávamos grupos com dançarinos. Em alguns dias, a aluna contratante estava indisposta e trocávamos a saída de dança por um teatro, um jantar etc. E assim começou o personal friend. Hoje possuo um grande leque de trabalhos feitos, como ir a shoppings, teatros, cinemas, viagens, casamentos, aniversários, lançamento de livros, escolha de apartamento, compra de automóvel e caminhadas no calçadão da orla”, descreve.

De acordo com ele, para ser um personal friend, é preciso reunir algumas características, como boa apresentação, educação, cultura, boa fluência verbal, bom humor e paciência. E isso é necessário até para se esquivar de possíveis armadilhas. “Desagradável foi uma exposição de quadros de uma pintora, onde notei que minha presença era para fazer ciúmes no ex-marido da minha contratante. Toda vez que ele passava, ela me abraçava. A situação foi ficando explosiva e uma amiga dela convenceu-a de ir embora. Menos mal”, conta. Toni esclarece que, dos encontros, não raro nascem boas amizades, mas deixa de lado qualquer envolvimento mais íntimo. “Tentações existem, mas esse é meu ganha-pão. Quando surge uma mão na perna excessiva, tenho que sair delicadamente. Não posso nem ser rude, nem deixar que a coisa evolua. Não quero que as pessoas confundam minha proposta”, confessa o personal friend, admitindo que um pequeno clima de sedução pode ser legal. Toni, que tem um filho de sete anos, também frisa que não atende a homens.

Organizador de músicas pessoal

Opções não faltam para quem quer um atendimento personalizado, seja para pôr a casa em ordem, resolver pepinos do dia-a-dia, sair acompanhada ou até mesmo organizar suas músicas. Pois é, diante de tantos avanços tecnológicos, não seriam remotas as chances de surgir um personal ipodder. A diretora de arte e DJ Cris Naumovs é uma que incorporou a função, que tem como objetivo reunir no tocador de MP3 do cliente as suas músicas preferidas. “Tem gente que ganha um iPod, por exemplo, e não tem tempo, não está a fim ou não sabe mexer no aparelho. Aí a pessoa me liga e a gente bate um papo sobre os gostos dela. Geralmente me informam o gênero favorito e eu adiciono o que acho melhor daquele estilo musical, ou então dizem para quê querem as músicas – para malhar, para receber os amigos etc”, explica Cris, que já criou trilhas sonoras para restaurantes paulistanos badalados, como o Ritz. “Há clientes que me descobriram após irem ao restaurante e gostarem da música ambiente”, revela.

Atualmente, Cris cobra R$ 1,50 por canção – o mesmo preço sugerido por alguns outros ipodders. Uma trilha completa, dependendo da memória do player, pode chegar a R$ 5 mil. “Não trabalho só com isso, é uma coisa que gosto de fazer. Às vezes estou muito atarefada, mas atendo em média três clientes por mês”, diz ela. É. Definitivamente, trabalho é o que não falta para quem tem conhecimento, bagagem, feeling e muita, muita criatividade.