Lei Romeo Mion é aprovada no Senado e Marcos Mion comemora

por | dez 16, 2019 | Notícias

Marcos Mion publicou um vídeo em seu Instagram comemorando uma grande conquista: foi aprovada no Senado a Lei Romeo Mion, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A lei foi batizada em homenagem ao filho mais velho do apresentador, Romeo, que tem autismo. Para que seja estabelecido de fato, o projeto ainda precisa ser sancionado pela presidência.

Lei Romeo Mion para pessoas com autismo

Com a nova lei, pessoas com autismo terão o direito de fazer uma carteirinha gratuita de identificação que prova que a pessoa está dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Assim, fica estabelecido atendimento prioritário em filas de serviços públicos e privados, como hospitais, bancos, lojas e aeroportos. Os assentos reservados para prioridades no transporte público e em outros locais também poderão ser utilizados.

Além disso, a lei prevê que todos os cinemas reservem uma sessão mensal com todos os recursos de acessibilidade para que pessoas com autismo consigam ver os filmes.

No Brasil, já existem projetos que realizam tais sessões adaptadas em cinemas. Nelas, os filmes são exibidos com luz acesa, som mais baixo e as pessoas podem se levantar, falar e até dançar à vontade.

“Ter uma carteira exclusiva para a nossa causa, reconhecida no país inteiro, coloca o autismo em um patamar de visibilidade inédito, traz uma aceitação real da sociedade”, disse Marcos Mion em um vídeo no Instagram.

Grande ativista da causa, Mion sempre causa comoção nas redes sociais ao falar sobre Romeo. Ele não só faz relatos sobre a vida do filho, mas também oferece informações para ajudar outras famílias da comunidade autista.

“É uma realidade dos autistas às vezes não conseguirem usufruir dos direitos porque o autismo não tem cara. Às vezes a pessoa chega na fila especial, fala que é autista e todo mundo ri. Agora não mais”, afirmou Mion.

Marcos Mion e Romeo