A Dove, marca de itens de higiene, publicou em sua página do Facebook dos Estados Unidos uma campanha de sabonete que foi duramente criticada.
Na sequência de um vídeo de 3 segundos, um gif, aparece uma mulher negra que, ao tirar uma camiseta marrom, dá lugar a uma mulher branca, com os cabelos ruivos e com camiseta mais clara. Esta ainda dá lugar a outra mulher branca, com os cabelos pretos, e com uma camiseta bege.
Propaganda polêmica da Dove
A propaganda da marca foi criticada pelo fato de se basear em um preceito do racismo muito comum ao imaginário social: o fato de associar a limpeza do corpo, já que o produto anunciado é um sabonete corporal, ao branqueamento da pele.
O GIF foi removido da página e, por isso, não aparece diretamente nesta matéria. Veja uma publicação adicionada ao Youtube abaixo:
Muitos usuários nas redes sociais criticaram a campanha afirmando que as imagens, na sequência em que são apresentadas, dão a ideia de que a escala de tons de pele (da negra para a branca) pode representar a limpeza.
Sendo assim, a propaganda polêmica reforçaria o já estereotipado padrão de que a pele negra é suja e que, ao se usar um produto de higiene, ela se torna limpa e branca.
Resposta à propaganda
Na página do Facebook da marca, muitas mulheres negras se manifestaram contrárias à campanha.
O debate se iniciou após um post da maquiadora Naomi Blake em sua página no Facebook:
https://www.facebook.com/naythemua/photos/a.1307409575976070.1073741826.113929701990736/1662304177153273/
Ela recebeu críticas e elogios ao seu questionamento sobre a ação da marca.
Uma das usuárias escreveu: “Então, se a garota branca fosse a primeira e a menina negra fosse segunda, todos nós nos sentiríamos do jeito que vocês estão se sentindo?”.
Naomi, que tem dado várias entrevistas à mídia local sobre o tema, respondeu detalhando qual é, de fato, o ponto principal do debate (e que se aplica a muitas outras realidades, como no Brasil).
“O que os Estados Unidos dizem aos negros? Que somos julgados pela cor da nossa pele e isso inclui o que é considerado bonito neste país. Eles acreditam que as representantes de pele mais clara devem estar em primeiro plano…E que quanto mais escuro você é, menos bonito você é.
[O ponto da questão é] saber que o colorismo é um problema no mundo. Isso inclui o branqueamento da pele que eles colocaram neste anúncio sem pensar. A “surdez” destas empresas não faz sentido”.
A crítica não se limitou à maquiadora, centenas de mulheres questionaram a marca:
Hey @Dove is this your idea of #RealBeauty – also can you tell me exactly what colour of skin IS "normal"… ?? pic.twitter.com/7bZB0sbwHR
— Ash (@The_Luopean) October 9, 2017
“Ei, Dove, essa é sua ideia de beleza real? Aliás, pode me dizer que cor de pele é normal…??” (Na imagem, lê-se: “Nutrição para pele normal à negra”).
Aqui no Brasil, a postagem da marca também gerou muitas críticas nas redes sociais:
https://www.facebook.com/dicasdatiama/photos/a.1074378662596789.1073741829.1034691449898844/1679179548783361/
O que diz a marca
A Dove se posicionou duas vezes no Facebook US (dos Estados Unidos). Na primeira postagem, a marca disse estar comprometida em representar a “beleza da diversidade” e lamentou as ofensas causadas.
“Dove está empenhada em representar a beleza da diversidade.
Em uma imagem que publicamos nesta semana, perdemos o ponto de representar sabiamente as mulheres negras e nós lamentamos profundamente pela ofensa que causou.
O retorno que foi compartilhado é importante para nós e nós o usaremos para nos orientar no futuro”.
https://www.facebook.com/DoveUS/posts/1493719354007207
O segundo posicionamento tem um tom de retratação:
“Como parte de uma campanha para o sabonete corporal Dove, um vídeo de 3 segundos foi publicado na página do Facebook dos EUA que incluiu três mulheres de diferentes etnias, cada uma removendo uma camiseta para revelar a próxima mulher.
O pequeno vídeo foi concebido para transmitir que a limpeza corporal de Dove é para cada mulher e para ser uma celebração da diversidade, mas entendemos errado.
Não representou a diversidade da beleza real, que é algo pelo qual Dove é apaixonada e é fundamental para nossas crenças, e isso não deveria ter acontecido.
Removemos o post e não publicamos nenhum outro conteúdo relacionado. Isso não deveria ter acontecido e estamos reavaliando nossos processos internos para criar e aprovar conteúdo para evitar que este tipo de erro no futuro.
Pedimos desculpas profundas e sinceras pela ofensa que causou e não toleramos nenhuma atividade ou imagem que insulte qualquer público”.
https://www.facebook.com/DoveUS/posts/1495465560499253
Racismo e publicidade
- Grife de luxo é acusada de racismo: fotos de modelo levantam polêmica
- Vídeo impactante com crianças mostra que racismo está longe de acabar
- Camiseta polêmica: estampa de marca brasileira foi criticada por racismo