Pepsi é criticada e retira do ar comercial acusado de ser racista

SÃO PAULO – A empresa norte-americana de refrigerantes PepsiCo retirou do ar um comercial acusado de ser racista, por usar esteriótipos raciais e banalizar a violência contra a mulher.

O anúncio on-line para lançar o refrigerante Mountain Dew mostra uma mulher branca, vítima de uma agressão, em uma delegacia para reconhecer quem a agrediu. O grupo de suspeitos era composto por homens negros e um bode, informou o site Independent.ie.

O policial que acompanha o reconhecimento pressiona a vítima para apontar o suspeito. Ele usa a expressão “do it” (faça isso), um jogo de palavras feito pelo rapper Tyle the Creator, que remete ao slogan de promoção do refrigerante. O bode ameaça a mulher, que foge da delegacia gritando “eu não posso fazer isso”. 

Críticas
O vídeo foi descrito como “sem dúvida, o comercial mais racista da história” pelo acadêmico negro, Dr. Boyce D. Watkins. Após a repercussão negativa, a PepsiCo se desculpou em um comunicado feito ontem (1), no qual também se responsabiliza por qualquer ofensa causada pelo anúncio e, por isso, já o retirou de seus canais on-line.