Em meio ao conflito entre Ucrânia e Rússia, a família do presidente ucraniano Volodimir Zelenski está na mira como segundo principal alvo dos inimigos, conforme afirmou o presidente ucraniano em discurso televisionado.
Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, tem dado grande apoio à resistência ucraniana. Ela e os filhos, Aleksandra e Kiril, continuam na capital, em meio aos ataques russos que já deixam vestígios de destruição no país.
Quem é Olena Zelenska?
https://www.instagram.com/p/CXwM677MxLI/
Olena Zelenska, de 44 anos, é roteirista de cinema e fundadora do maior estúdio audiovisual da Ucrânia, o Studio Kvartal 95.
Ela trabalha com produção de séries, filmes e programas de entretenimento. Antes, estudou arquitetura na universidade, onde se aproximou de Volodimir.
Os dois já se conheciam da época escolar, ambos nascidos na mesma cidade, Krivi Rih. Porém, foi na graduação que tiveram a chance de se conhecer melhor.
Desde a vitória do marido nas eleições, Olena adaptou-se ao cargo de primeira-dama. Assumiu causas sociais, especialmente relacionadas à nutrição infantil, combate a violência doméstica e diplomacia cultural.
Entre suas principais estratégias de diplomacia cultural, estão a difusão da língua ucraniana no exterior, apoio aos atletas do país e uso de roupas desenhadas por ucranianos, com o objetivo de promover esses profissionais ao Ocidente.
Casamento com Volodimir Zelenski

Olena se casou com Volodimir Zelenski em 2003. Conforme a tradição em idiomas eslavos, ela assumiu o sobrenome do marido variado para o feminino, Zelenska.
Antes da presidência, Volodimir interpretava justamente um presidente ucraniano na comédia de TV “Servo do Povo”. Na vida real, ele usou o nome do programa em seu partido, que tinha como principal proposta a luta contra a corrupção.
Sem experiência política, Volodimir utilizou características da série de comédia que estrelou como “norte” para a presidência. Por isso, tanto ele como Elena tiveram que “aprender” o ofício enquanto já ocupavam o cargo.
Olena acompanhou Volodimir em sua campanha política, mas confessou em entrevista à revista Vogue, em 2019, que se considerava uma “pessoa não-pública”, mais confortável nos bastidores.
Na época da eleição, ela confessou não ter gostado muito da ideia do marido. “Não fiquei muito contente quando percebi os planos dele. Percebi o quanto tudo ia mudar e as dificuldades que enfrentaríamos”, desabafou.
Conflito na Ucrânia
https://www.instagram.com/p/CaXVofXMmNN/
As tensões com a inclinação política de Volodimir Zelenski impactaram nos atuais conflitos entre os dois países.
Pelas redes sociais, Olena tem divulgado canais oficiais de acesso a informação e compartilhado links de apoio aos cidadãos ucranianos afetados pelo conflito.
A primeira-dama também reuniu vídeos e fotos de outras fontes confiáveis para esclarecer sobre a guerra.
Porém, o conflito entre Rússia e Ucrânia não foi a primeira grande questão a ser tratada durante o mandato de Zelenski.
O presidente ucraniano também teve que lidar com a guerra civil no leste do país, uma crise econômica sem precedentes e o conflito pela Crimeia, que movimentou revoltas civis.
Mesmo afirmando que pretendia negociar com a Rússia para a resolução dos conflitos no leste do país, Volodimir sempre posicionou a Ucrânia mais perto do Ocidente do que de Moscou.