O cartão de crédito é um meio de pagamento pós-pago, com limite de crédito predefinido. Isso quer dizer que a pessoa pode realizar uma compra em um dia e efetuar o pagamento de fato apenas mais para frente, no vencimento da fatura do cartão.
Essa forma de pagamento ajuda muito na hora de comprar mercadorias de valor mais alto, principalmente quando o estabelecimento de venda aceita o parcelamento com cartão de crédito. Por outro lado, é preciso estar atento para não se perder com a fatura.
Termos do cartão de crédito que você precisa entender

A fatura é o documento emitido mensalmente pelo banco ou empresa financeira que administra o cartão e que informa o total de gastos e/ou saques realizados com o cartão de crédito.
É na hora de pagar a fatura que a pessoa de fato tira o dinheiro da conta para efetivar o pagamento de suas despesas pagas com o cartão de crédito.
As compras e os saques realizados com o cartão de crédito utilizam o chamado limite de crédito, que é o valor máximo permitido para a utilização do cartão de crédito em um determinado período.
Sendo assim, é preciso equilibrar os gastos feitos com o limite de crédito com o dinheiro em conta para não receber surpresas desagradáveis na fatura.
Se o valor da fatura vier maior do que o saldo em dinheiro que a pessoa tem guardado para o pagamento dessa dívida, há a possibilidade do cliente pagar apenas uma parte da fatura, o chamado valor mínimo, evitando ficar em atraso.
O valor mínimo a ser pago é indicado na própria fatura. Se o cliente escolher essa opção, financia automaticamente o saldo restante da fatura, e sobre esse valor haverá incidência de juros e outras taxas. Para fugir desses gastos extras, o recomendado é sempre pagar o valor integral da fatura.
O saldo restante e as taxas deverão ser pagos na fatura seguinte, mas há a possibilidade de parcelar o valor com juros menores.
Cuidados com o cartão de crédito

O limite de crédito é ao mesmo tempo o que facilita a realização de algumas compras e o que pode tornar a fatura o pesadelo daqueles que não controlam os próprios gastos. Sendo assim, a gente lista algumas dicas para você não se perder:
- Não utilize o cartão de crédito como um complemento de renda. Afinal, será preciso pagar pelo valor utilizado.
- Antes de realizar uma compra, tenha certeza de que o valor está dentro do orçamento.
- Concentre seus gastos. Quanto mais cartões de bancos ou lojas você tiver, mais chances têm de criar dívidas que não conseguirá pagar.
- Quando decidir fazer compras parceladas, lembre-se de considerar as parcelas nos gastos dos meses seguintes.
- Em relação às parcelas, busque o que for mais vantajoso e fuja de juros.
- Tenha controle de seus gastos. Um meio de fazer isso é guardar os comprovantes de compra e somar os valores ao longo dos dias para antecipar o valor da fatura – só não dá para esquecer das possíveis parcelas.
- Tenha em mente qual a data de fechamento da fatura. É possível conferir essa informação com a central de atendimento do cartão ou no aplicativo do seu banco.
- Estabeleça um limite de despesas. Divida o orçamento em gastos essenciais e fixos, pagamentos de dívidas e gastos “supérfluos”, por exemplo.
- Busque sempre pagar a fatura integralmente e até a data de vencimento. Assim você evita juros, multas e outras penalidades.
- Só opte pelo pagamento do valor mínimo da fatura em emergências.
- Se perder ou roubarem seu cartão, solicite o bloqueio imediatamente.
- Não empreste seu cartão a ninguém..
Os benefícios do cartão de crédito

Tomando cuidado, o cartão de crédito não será nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, você ainda pode conseguir uma série de benefícios e recompensas.
No Banco Original, quanto mais você usa o cartão de crédito mais dinheiro de volta você consegue. É o chamado cashback.
Funciona assim: até 1,5% do valor de todas as compras feitas com o Cartão de Crédito Original volta em dinheiro para você usar como e onde quiser.
O Banco Original também tem uma plataforma exclusiva de descontos e promoções para seus clientes aproveitarem em marcas varejistas, de turismo, mobilidade, entregas e entretenimento.
Outro benefício do cartão de crédito é a possibilidade de pagar boletos, dando mais fôlego às contas.
Já a reposição de limite de crédito ocorre de forma instantânea no Banco Original. O limite é liberado na hora que o cliente pagar a fatura, que pode ser parcelada em até 72x.
Seus dados, suas regras

Se você ainda não é cliente Original, já dá para saber quais benefícios o banco pode te oferecer.
Agora, com o chamado Open Finance, clientes de outras instituições poderão levar seus dados e histórico financeiro para o Banco Original e, desta forma, ter acesso à melhores ofertas de produtos e serviços, de acordo com seus perfis. Tudo de forma digital, gratuita e segura.
Para que seja possível oferecer os melhores benefícios, o Banco Original desenvolveu a tecnologia exclusiva do Motor Original de Inteligência Financeira.
Essa ferramenta faz uma análise dos dados e histórico da pessoa para entender suas necessidades e quais são os serviços e produtos mais indicados para cada perfil. Com isso é possível conseguir mais crédito, mais prazo, melhores taxas e um atendimento mais eficiente.
Não perca tempo e descubra agora o que o Banco Original tem a te oferecer!
Fonte: Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e Banco Original