Por conta do resultado do 1º turno das eleições para Presidente, os eleitores terão que comparecer às urnas para escolher, em 2º turno, entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
A votação acontece no dia 28 de outubro, domingo. Até lá podem surgir algumas dúvidas sobre documentação, horário e conduta dentro da cabine de votação. Ah, vale lembrar que em 13 estados e no Distrito Federal, a população também votará em segundo turno para governador.
Reunimos abaixo as perguntas mais comuns, e trazemos respostas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo turno da eleição presidencial: tira-dúvidas
Qual será a data?
28 de outubro, domingo.
Qual será o horário da votação?
Das 8 às 17 horas.
Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno?
Pode, sim. Mesmo que você nem tenha justificado sua ausência. Não ter ido às urnas no dia 7 de outubro não impede que o eleitor participe da eleição no segundo turno. É importante lembrar que a justificativa eleitoral deve ser feita por aqueles que estiveram fora do seu domicílio eleitoral até 60 dias depois de cada turno da eleição.
Preciso levar o comprovante de votação no primeiro turno?
Não é necessário levar o comprovante de votação do primeiro turno, aquele papelzinho que você recebe da mão do mesário. Ele é um documento, entretanto, que comprova que o eleitor votou no turno correspondente.
Caso você perca, é possível pedir uma certidão de quitação eleitoral, que mostra que a pessoa não tem débitos com a Justiça Eleitoral e substitui os comprovantes de votação anteriores à sua emissão.
Posso vestir camiseta do meu candidato para votar?
Pode, sim. O tema foi decidido pelo TSE na sexta-feira, 5 de outubro, e permite que o eleitor vá com “a camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele”.
Pode levar celular para a cabine da urna eletrônica?
Não pode. Se você está pensando em tirar selfie na urna, saiba que o voto é secreto e a atitude é proibida pela legislação eleitoral. A colinha com o número do seu candidato, como aconteceu no primeiro turno, também deve estar escrita em papel. Não pode levar para a urna tablets, equipamentos de radiotransmissão e celulares.
Por isso, os aparelhos devem ficar com o mesário ou em um local visível ao eleitor.
Se não posso levar celular, como uso o e-título?
O e-título, versão mobile do título de eleitor, será mostrado para o mesário e, então, o aparelho permanecerá longe da cabine de votação. Vale lembrar que, se seu e-título não tiver sua foto (ou seja, se não tiver feito biometria), é preciso levar um documento com foto também.
Não vou conseguir votar no 2º turno. O que devo fazer?
Você terá que justificar sua ausência no segundo turno. Se você não estiver na sua cidade no dia do segundo turno, não é mais possível pedir voto em trânsito. O prazo terminou em agosto. A saída é fazer a justificativa eleitoral até 60 dias depois do turno.
Que documentos levar para votar?
É indispensável levar um documento com foto para as eleições. São válidos: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI), Carteira nacional de habilitação. O título de eleitor serve para consultar zona e seção eleitoral.
Em quais estados haverá 2º turno para governador(a)?
São 13 estados e o Distrito Federal. Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe,
Como denunciar se presenciar algum crime eleitoral?
Se você ver alguma irregularidade eleitoral, como boca de urna, pode chamar o presidente da mesa receptora de votos que, de acordo com a Agência Brasil, é a autoridade na ausência do juiz eleitoral.
Também é possível fazer denúncia no aplicativo Pardal (para iOS e Android), que registra infrações como compra de votos, boca de urna e de propaganda eleitoral. Lá é possível enviar vídeos e fotos do flagrante. E ainda: acionar a Polícia Militar (190).
Mais sobre eleições no Brasil
- Como saber se meu título de eleitor está válido: passo a passo
- Urna “fraudada” completando voto no 1º turno é fake news
- O que WhatsApp fez para evitar fake news e tipo de conteúdo mentiroso