O que você tem a dizer em 140 caracteres? Pode parecer pouca coisa, mas essa premissa foi determinante para que o Twitter conquistasse milhões de usuários em pouco tempo desde que estreou, em 2006.
Desde então a rede social ajudou a jogar holofotes em diversos acontecimentos pelo mundo: das mensagens de manifestantes da Primavera Árabe (2012) a coberturas esportivas ao vivo, o Twitter pode não ter o alcance do Facebook, com mais de 1 bilhão de usuários ativos (contra 317 milhões do Twitter), mas continua sendo uma ferramenta importante.
Quer saber mais? Confira abaixo 5 curiosidades que vão te surpreender:
Venda do Twitter

Cada vez menos utilizado, o Twitter chegou a ser sondado por grandes empresas, como Disney e Salesforce.com, que queriam comprá-lo. Mas, as negociações não avançaram. Isso porque a rede social deixou de ser lucrativa três anos depois de se tornar uma companhia pública em Wall Street – e ter o valor de ação maior que o Facebook, em alguns momentos. Segundo a revista New Yorker, o valor da rede social pode chegar aos US$ 12 bilhões.
Declaração de guerra
Hamas has suffered a severe blow to its underground infrastructure, but it still maintains a capability to fire long-range rockets.
— Israel Defense Forces (@IDF) November 15, 2012
“O Hamas sofreu um duro golpe em sua infraestrutura subterrânea, mas ainda mantém a capacidade de disparar foguetes de longo alcance”
O Twitter já foi palco de muitas brigas e conflitos bilaterais, mas teve um que chamou bastante atenção. Em 2012, a força defensiva israelense (IDF) usou seu perfil para reportar sobre os ataques contra a organização islâmica Hamas, da Palestina. Isso deixou os combatentes palestinos bem irritados – tanto que quando eles explodiram um carro matando israelenses, postaram o vídeo no YouTube e logo o conteúdo viralizou. A retaliação do IDF veio pela rede social: “Recomendamos que nenhum operário do Hamas, seja de nível baixo ou superior, mostre seus rostos acima do solo nos próximos dias”. O perfil @IDFspokesperson chegou a acumular mais de 100 mil seguidores depois de declarar guerra via Twitter.
Twitter até 10 mil caracteres

Quando vazou a informação de que o Twitter tinha interesse em extrapolar o limite para até 10 mil caracteres, muitos usuários começaram a reclamar. Afinal, a rede social se caracterizou pelos textos curtos. Por conta da má repercussão, os desenvolvedores abandonaram a ideia e ‘flexibilizaram’ os caracteres. Fotos, vídeos, GIFs, enquetes e tweets embedados deixaram de ser contabilizados como links no segundo semestre de 2016, gerando uma ‘economia’ de mais de 20 caracteres por mídia – algo bastante considerável.
Pássaro do Twitter chama-se Larry

Muitos usuários espalharam a história de que o logotipo do Twitter foi baseado numa versão bebê do lendário pokémon Articuno. A influência, na verdade, veio do basquete: o nome do pássaro é Larry, uma homenagem a Larry Bird, um dos maiores jogadores do Boston Celtics. O ícone do passarinho foi criado por um designer gráfico britânico, Simon Oxley, que disponibilizou no acervo de imagens da iStock a ilustração. Mas, como o serviço não permite usar a imagem para propósitos comerciais, os donos do Twitter adaptaram o passarinho, com a ajuda do designer Philip Pascuzzo, em 2009. Desde então, o pássaro tem sido a essência da rede social. Talvez seja por isso que ninguém mais o chama de Larry…
Muitos perfis, pouca movimentação

Segundo dados da Twopchart, que monitora o volume de contas pela rede social, 44% dos quase 1 bilhão de usuários nunca deram um tweet sequer. Isso é péssimo para o Twitter, que depende da movimentação dos usuários para gerar engajamento e, assim, arrecadar mais com patrocínios pela plataforma. Apenas 5% de todos os usuários da rede social têm mais de 100 seguidores, e é graças a eles que o Twitter permanece fortalecido, já que são responsáveis por 75% de toda a atividade na plataforma.
Twitter: rede social de polêmicas
- Twitter pode te ajudar a parar de fumar. Como?
- Conheça o buraco que xinga muito no Twitter
- As 5 melhores brigas entre estrelas da música no Twitter