A verdade (e alguns segredos) por trás do sucesso do Netflix

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar de Netflix, ou para quem assina o site e nunca passou um final de semana inteiro em casa assistindo aquele seriado que te viciou. Mas existem muitas curiosidades por trás do imenso sucesso do serviço. Veja na lista! 

#1 – O Netflix tem um “menu secreto”, que muitas pessoas não sabem como acessar. Enquanto você estiver assistindo seu filme no computador, você pode apertar Shift + Alt (Shift + Option em Macbooks), e o botão esquerdo. Um menu vai aparecer onde você pode melhorar a qualidade de transmisão e ajustar outras configurações. Ah, se você estiver vendo pela sua Smart TV ou por videogame/Apple TV não dá para chegar neste menu. Pelo menos não descobrimos ainda.

#2 – Eles não tem nada de megalomaníacos – sua sede ocupa apenas dois prédios de três andares cada um. Ela fica em uma pequena cidade a 84 quilômetros de San Francisco.

#3– Eles oferecem academia, refeições grátis com direito a pipoca às 16h, e deixa que os funcionários tenham um horário bem flexível. Eles podem sair de férias quando e por quanto tempo quiserem, mas, na prática, o efeito é contrário: eles trabalham demais e saem pouco.  

#4 – Depois de comprar os direitos da série “House Of Cards”, a Netflix fez uma pesquisa em seus dados e viu que filmes dirigidos por David Fincher e com a presença de Kevin Spacey no elenco faziam extremo sucesso entre os usuários, e os dois foram chamados para a nova versão do seriado.

#5 – O acervo de vídeos da Netflix equivale a mais de um petabyte de dados. Traduzido de forma clara, se você quisesse baixar todo o conteúdo do site e guardar em HDss de 512GB, você precisaria de aproximadamente dois mil deles!

#6 – Com o surgimento do site, veio à tona um novo termo: “binge watching”. Sabe aquelas maratonas que você faz durante o fim de semana daquela série que acabou de estrear? Essa compulsão leva este nome, e pesquisas mostram que cerca de 60% dos espectadores têm esse hábito. Como a Netflix libera vários episódios de uma vez só, tal compulsão fica mais fácil.

( “PRÓXIMO EPISÓDIO! PRÓXIMO EPISÓDIO! PRÓXIMO EPISÓDIO!”) 

#7 – Em fevereiro de 2015, a Netlix já contava com mais de 70 conteúdos originais, distribuídos entre séries, documentários e filmes. Seu objetivo é dar cada vez mais preferência às produções próprias, e já fecharam uma parceria com Brad Pitt para a realização de um filme.

#8 – Um usuário passa, em média, 90 minutos por dia na Netflix.

#9 – A Netflix já recebeu prêmios que antes eram exclusivos apenas da televisão. Em 2014, a atriz Robin Wright ganhou um Globo de Ouro na categoria melhor atriz em drama. Wagner Moura concorreu em 2016 pelo seu papel em “Narcos”. Além disso, “Virunga” e “The Square” já foram indicados ao Oscar de melhor documentário.

#10 – Um dos métodos que a empresa usa para trazer séries (e medir o sucesso que elas fariam) para seu catálogo são as taxas de pirataria. Por exemplo, na Holanda, a série “Prison Break” era muito pirateada na internet; eles então resolveram comprar os direitos do seriado.

( “Você é a que eu estava procurando!”)

#11 – Por incrível que pareça, os filmes são separados por categorias muito específicas. Em 2014, eram cerca de 76.897 diferentes, algumas delas eram: “bigodes legais”, “filmes com um surto épico de Nicolas Cage”, e “filmes que são em inglês mas ainda exigem legendas”.

#12 – Quer trabalhar na Netflix? Pois você pode! Existe uma vaga para os apaixonados por filmes e séries: o tagger. Seu trabalho consiste basicamente em assistir ao conteúdo do site e escolher entre mil palavras-chave que se encaixem na obra. Isso serve para aperfeiçoar o algoritmo de recomendações da Netflix.

#13- O seriado mais visto da história da Netflix é “Breaking Bad”, quem tem suas cinco temporadas disponíveis no serviço. Na época da estreia da quinta temporada, a Netflix disponibilizava o episódio no dia seguinte ao que ele tinha sido transmitido pela televisão. 

#14 – Os funcionários da Netflix precisam se comprometer a nunca revelar onde são armazenados os DVDs. Entre as funções, existem os inspetores, encarregados de inspecionar e limpar cada DVD da companhia. Um inspetor chega a analisar 650 DVDs por hora, o que totaliza 5.200 por dia de trabalho.

( “Obrigado, Netflix.” )