Nem todos possuem o privilégio de ter um celular à prova d’água, então, se seu celular decidir por si próprio cair na privada, é bom estar preparado para fazê-lo voltar à vida – ou, melhor, voltar a funcionar.
Leia também: Tela de celular vai se consertar sozinha; entenda
Primeiro vamos ao que NÃO deve ser feito:
1. Ligá-lo, caso esteja desligado.
2. Tentar secá-lo soprando ar ou usando um secador de cabelo, por exemplo, porque pode enviar água para outras partes sensíveis do gadget.
3. Aplicar calor ou frio ao aparelho.
Como solucionar o problema
1. Remover a bateria: isto assegura que não entre energia em nenhuma parte do smartphone e provoque algum curto-circuito.
2. Tirar a capa, se possível, e colocar para secar, evitando que entre água nas entradas do aparelho.
3. Tirar todas as partes removíveis do celular: cartões de memória, chips e tudo o que pode ser substituído com facilidade.
4. Secar a carcaça com uma toalha ou com uma roupa de algodão. É importante ter cuidado para não enroscar as fibras do tecido.
5. Eliminar a umidade: usar pacotes de gel de silício (aqueles saquinhos que vêm quando se compra sapatos), que servem para absorver a umidade, num recipiente à parte. Ou um pacote de arroz cru, que também serve para tirar a umidade.
6. Esperar entre 24 e 48 horas: só depois é indicado conectar as partes do celular novamente e ligar o aparelho.
7. Vericar se está funcionando corretamente: é bom prestar atenção aos sons para assegurar que tudo está normal, bem como a tela e as funções touch.
Se não funcionar
Pode ser que ele esteja com a bateria descarregada. Conecte o carregador e veja se em alguns segundos a bateria responde. Caso contrário, será necessário comprar uma bateria nova.
Veja também: Conheça a bateria que deixa seu celular carregado por 1 semana