O Facebook estreou um novo sistema de distribuição de conteúdo, Instant Articles, que permite a publicação de artigos e reportagens na íntegra dentro da própria rede social.
De início, oito das principais publicações de notícias do mundo começam a publicar alguns textos dessa forma na rede social: o jornal The New York Times, a revista The Atlantic, a emissora NBC News, o conglomerado National Geographic, o jornal britânico The Guardian, o site Buzzfeed e as publicações alemãs Bild e Spiegel Online.
Desta forma, o usuário não precisa clicar no link que redireciona à publicação para ler a notícia.
De acordo com o Facebook, o internauta gasta, em média, oito segundos para abrir uma página. Com a publicação diretamente na rede social, ele pode continuar acompanhando o feed.
Outra vantagem é a possibilidade de visualizar imagens e vídeos em alta qualidade. É como se a rede social ‘emprestasse’ seu espaço, sem tirar a experiência do usuário em interagir com a publicação.
Apenas um número seleto de reportagens e artigos serão publicados com o Instant Articles; elas serão selecionadas a partir de uma análise de audiência. Os editores das publicações terão à disposição as ferramentas necessárias para formatar os textos como desejarem.
A rede social não pronunciou quando deve implementar essa ferramenta para celulares Android e Windows Phone.