
Risadas nas redes sociais podem ser expressadas de diversas formas: ‘haha’, ‘hehe’ e ‘lol’ são algumas das mais utilizadas – isso quando não se recorre aos emojis.
Leia também: Saiba mais sobre os emojis, a linguagem que dominou o mundo
A partir da análise de dados da própria rede, o Facebook identificou os termos mais usados para a “linguagem do riso”. E descobriu que o ‘haha’ é, de longe, o mais popular entre os usuários, representando 51% do uso – incluindo suas terminologias mais longas, como ‘hahahaha’, ‘hahahahhahaha’ e assim por diante.
Em segundo lugar, os emojis são os preferidos, por 33,7%. O ‘lol’, que já foi bastante popular, despencou: representa 1,9% do uso, atrás do ‘hehe’ (13,1%).
Outros termos comuns para expressar o riso, como ‘kkk’ e ‘rs’ não foram analisados.
Veja o gráfico:
Leia também: 5 coisas que você não deve postar no Facebook
As pessoas mais jovens interagem mais com emojis, que com ‘haha’s e ‘hehe’s: seu uso é mais expressivo por pessoas com menos de 20 anos. Quanto ao ‘lol’, sigla para laughing out loud’ ( rindo muito alto) criada por jogadores de games online, é usado em sua maioria por pessoas mais velhas – principalmente entre 25 e 30 anos.
As mulheres preferem os emojis ao ‘rir’ de algo pelo Facebook, enquanto o uso dos termos ‘haha’ e ‘hehe’ são mais comumente usados pelos homens.
Veja:
A pesquisa do Facebook foi motivada por um artigo de Sarah Larson na revista “New Yorker”. A jornalista assim classificou o uso dessa linguagem: “O ‘ha’ é como um Lego, um bloco em construção, com o qual podemos construir níveis mais elaborados de hilaridade. Soa como uma verdadeira risada”.
O uso dos demais tipos também é válido, e funciona de forma semelhante – com exceção do ‘lol’ e do emoji, onde uma única figura pode ser suficiente para expressar seu riso pelas redes sociais.