A partir de agora, os usuários de iPhone (a partir do 5S) e iPad poderão atualizar seus dispositivos para o novo sistema operacional desenvolvido pela Apple. O iOS 11 traz uma série de novas funcionalidades para seus aparelhos.
Entre as novidades, estão o uso mais funcional da Apple Pencil, a Siri com recursos mais inteligentes, o teclado mais prático, o scanner automático de documentos e o sistema de transferência de dinheiro.
Em um guia de usabilidade, a Apple disponibiliza diversos vídeos mostrando o novo sistema.
Novidades do iOS 11
Novo Dock
Essa mudança é mais nítida para o iPad. Ele organiza os aplicativos de forma inteligente na página de início do dispositivo e agora ficará disponível em todas as telas – com um toque, você poderá trocar para qualquer outro aplicativo mais rapidamente.
Visualização dividida
Será possível abrir dois aplicativos ao mesmo tempo na tela principal. Ou seja, abrir o WhatsApp embaixo e o Instagram em cima, por exemplo – ou lado a lado, se preferir.
Isso vai facilitar outra novidade: será mais prático copiar e colar textos e imagens de um app para outro, garante a Apple.
Realidade aumentada
A nova estrutura de realidade aumentada da Apple, o ARKit, já está disponibilizada nessa atualização. A empresa garante que as interações são “totalmente novas”.
Pagamentos para amigos
Receber e enviar dinheiro para os amigos está mais fácil, garante a Apple. Claro, você precisa estar cadastrado no sistema da Apple Pay com seu cartão de crédito ou débito.
Depois, é só determinar um valor e enviar para o usuário de Apple Pay de seu amigo através de algum aplicativo de mensagem e pronto: transferência feita.
O dinheiro é guardado no sistema da empresa e fica instantaneamente disponível para usar na Apple ou transferir para a conta bancária.
Esta facilidade, em um primeiro momento, só será disponibilizada nos Estados Unidos.
Mais funções para Apple Pencil
De acordo com a Apple, basta pegar a caneta digital, tocá-la na tela e começar a escrever: pronto, você terá uma nota, que automaticamente é salva no aplicativo do Notes.
As palavras escritas com a caneta podem agora serem pesquisadas, caso você queira. E os desenhos também são facilmente salvos como arquivo assim que prontos.
Fotos melhores
O novo programa para set de fotos prevê a possibilidade de simular efeitos que hoje só são possíveis em uma câmara DSLR (profissionais ou semiprofissionais), como determinar ajustes de longa exposição – além de possibilitar fazer loop de imagens.
A Apple também anunciou que novos filtros de qualidade profissional foram integrados ao sistema. Segundo a empresa, as cores são mais naturais, os contrastes mais expressivos e alguns deles darão toque retrô às fotos.
Mas a melhor notícia é a da tecnologia de compressão de fotos que permite imagens de qualidade igual mas por metade do tamanho do arquivo.
Scanner de documentos
Ao tirar a foto de um documento, o programa automaticamente reconhece a imagem e a digitaliza, recortando as bordas e removendo inclinações ou brilhos. E dá para assinar digitalmente mesmo com a Apple Pencil.
Siri mais inteligente
De acordo com a Apple, a Siri agora será mais expressiva e terá uma voz mais natural, mas a principal mudança é a inteligência da assistente digital. Ela será uma intérprete das melhores: se você falar uma frase em inglês, ela poderá traduzir para chinês, espanhol, francês, alemão ou italiano.
Quando pedir para Siri tocar uma música ou um filme, ela poderá tocar ou sugerir exatamente algo que se enquadra com seus gostos e é capaz de responder a perguntas como “quem é o baterista da banda que toca essa música?”, garante a Apple.
Notícias sob medida
A Siri também irá recomendar ao usuário as notícias que mais combinam com os seus interesses. Os editores da Apple também irão selecionar diariamente um tópico diferente para que o leitor explore (se quiser, claro), além de realizarem uma curadoria diária dos melhores vídeos para cada perfil.
Teclado inteligente
No iOS 11, letras, números, pontuação e símbolos estarão no mesmo teclado – não será mais dividido em duas configurações diferentes. Quando apertar o botão e deslizar, o sistema entenderá que o usuário está buscando um ou outro símbolo.
Mapas muito precisos
Os mapas da Apple são o calcanhar de Aquiles da empresa. Para reconquistar o usuário neste sentido, o iOS 11 terá um grau de precisão altíssimo: dirá qual a melhor faixa para trafegar quando estiver dirigindo e terá mapas detalhados internos de shoppings e aeroportos (com informações até de escadas e lojas).
Dispositivos Apple
- Como a Apple manipula nossas necessidades
- Novo sistema da Apple conecta wi-fi sem precisar de senha
- ‘Erro 53’: ‘medida de segurança’ pode destruir seu iPhone