O pacote de internet acabou no meio do caminho? 5 opções para usar GPS offline

O Waze, que é de propriedade do Google, é um dos aplicativos mais populares para quem precisa encarar o trânsito dia a dia. Mas deixa a desejar por não ter uma função que ajudaria muita gente: permitir navegar pelo GPS offline.

Entretanto, há outras alternativas: o próprio Google Maps pode ser um deles, porque permite usar o GPS sem gastar seus dados.

Outras opções também se destacam. Veja 5 exemplos:

Aplicativos de mapas offline

TomTom Go Brasil

Assim que abrir o aplicativo, baixe o mapa da região de sua preferência e toque em “Começar”.

Mas, é importante saber que além de não dispor de um mapa tão completo como o concorrente do Google, o TomTom Go também traz alguns equívocos – como listar o estado do Ceará na região Norte, quando na verdade ele é do Nordeste, por exemplo.

Entretanto, a vantagem é que você pode baixar uma região inteira do país. Selecione e clique em “Seguinte”. Depois, pressione o “Menu” que fica no canto inferior esquerdo, vá em “Adicionar Casa” e digite o endereço de sua residência. Dá pra selecionar o endereço e definir locais que visita com mais frequência, além de verificar estacionamentos e consultar radares. Disponível para Android e iOS.

Maps.Me

Utilizado por mais de 60 milhões de pessoas em todo mundo, o Maps.me traz detalhes de restaurantes, caixas eletrônicos, postos combustíveis, linhas de metrô e até semáforos.

Por trabalhar com o OpenStreetMap, que recebe dados de governos de diversos países, o Maps.me também dá a opção de baixar mapas offline no seu dispositivo, para evitar dificuldades, por exemplo, em estradas. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Google Maps

Desde o começo de 2016 o Google Maps possibilitou aos usuários brasileiros fazer download de regiões específicas, tanto na versão para Android (nativa do celular), como na versão para iOS. Assim que abrir o aplicativo, basta digitar o local que você pretende baixar (por exemplo, uma cidade, como “São Paulo” ou “Belo Horizonte”), selecionar os três pontinhos no canto direito (ou “Mais” na versão do iOS) e clicar “Download”.

Depois de armazenar os dados do mapa no celular, é possível ver rotas e trajetos, usar navegação GPS e pesquisar locais normalmente, tudo offline.

HERE WeGo

O Here WeGo, na verdade, é o clássico Here Maps, desenvolvido pela Nokia, só que reformulado.

Assim como o Waze, oferece informações em tempo real e sugestões de desvio sempre que se deparar com aquele trânsito inesperado. O app também inclui opção de rota para apps de carona (como Uber e BlaBlaCar) e traz informações do transporte público. Por ele, é possível fazer download de regiões inteiras para deixá-los totalmente offline.

Além disso, ele tem um sistema integrado que facilita o uso por pedestres (indicando passarelas e faixas) e informações para o transporte público. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

OsmAnd

Este aplicativo é pago, mas possui uma versão gratuita que oferece todas as informações básicas de um mapa frequentemente atualizado, mesmo para quem quer navegar sem internet pelas ruas.

Apesar da disponibilidade para os principais sistemas operacionais, é na versão para Android que o OsmAnd traz funcionalidades mais completas, como guia de voz, aviso diante de placas e radares e a possibilidade de checar pontos de interesse. Tudo offline. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Google Maps: funções e surpresas