Sua senha vazou na internet? Site lista 306 milhões de combinações já reveladas

por | ago 7, 2017 | Tecnologia

Saber se o banco de dados do qual nossas contas de e-mail fazem parte teve informações vazadas é uma preocupação constante na internet. Foi para nos deixar mais tranquilos depois de fazer uma consulta em seu site que Troy Hunt, especialista em segurança na internet, criou o Have I Been Pwned?.

No serviço, que usa uma gíria de internet em inglês e significa algo como “Eu fui humilhado/exposto?”, qualquer pessoa pode digitar seu e-mail ou senha para consultar – em uma lista de 306 milhões de combinações – se os seus já foram vazados por hackers.

É bom ressaltar que se seus dados consultados não constarem como roubados, isso não necessariamente significa que você esteja 100% fora de risco. O site usa como base bancos de dados que já foram hackeados, como os do LinkedIn e Adobe, e pode ser que sua senha não estivesse nessa lista, mas você tenha sido invadido de outro jeito.

Como consultar se seu e-mail foi vazado 

Ao entrar no  Have I Been Pwned? já aparece um campo no qual você pode digitar seu endereço de e-mail – é assim que você saberá se seu e-mail também foi exposto junto com a senha.

“Todos os dados deste site provêm de “falhas” publicamente vazadas ou, em outras palavras, dados de contas pessoais que foram acessados ilegalmente e depois lançados no domínio público”, explica o criador em uma seção do site.

Se sua conta não tiver sido roubada, uma mensagem positiva aparece no campo verde. 

Como saber se sua senha foi roubada

Da mesma forma que acontece com o e-mail, a senha também é facilmente consultada. Basta clicar na área Password nos campos superiores de opções. 

Mas existe um porém: o Have I Been Pwned? alerta que você não consulte uma senha atual e ativa para não fornecer esse dado a nenhum serviço impróprio na internet, nem o próprio site.

Se você quiser consultar a senha atual, a melhor opção é baixar as listas de senhas vazadas que o site fornece. Segundo o site, a consulta on-line é uma boa escolha na hora de montar uma nova senha e saber se sua combinação imaginada já não foi hackeada no passado.

Mais sobre tecnologia na internet