Voar é possível SIM! Simulador de voo com realidade virtual realiza antigo sonho; veja

Vix

Você se lembra qual era o seu maior sonho aos 5 anos? Se sua resposta foi “voar”, você não está sozinho. Uma quantidade impressionante de crianças sonha em poder voar e o mais legal é que o sonho continua existindo depois que a gente cresce. 

Por sorte, a tecnologia existe e tem cada vez mais nos ajudado a realizar antigos sonhos. Dessa vez, uma nova inveção promete nos fazer voar como um pássaro! Isso mesmo, com asas, emoção e de forma parecida com a vida real, graças a uma máquina de realidade virtual conhecida como “simulador de voo de corpo inteiro”, nas palavras de seus criadores.

Simulador de voo com realidade virtual

istock

A máquina que pode proporcionar a experiência de voo chama-se Birdly e foi desenvolvida pela Universidade de Artes de Zurique, na Suíça, por Max Rheiner, Fabian Troxler, Thomas Tobler e Thomas Erdin.

Baseado nos movimentos dos pássaros, o equipamento acopla um fone de ouvido da marca Oculus Rift em uma cama acolchoada, com cauda e asas.

Os pesquisadores desenvolveram um software com simulação de voo e colocaram um ventilador, para parecer que o ar está a seu favor (ou contra a sua direção) durante a experiência.

Para entrar em ‘ modo de voo’, o usuário deita na cama e encaixa as mãos na parte que parece uma asa. Ao mover as mãos para cima e para baixo, um dispositivo mecânico conhecido como atuador hidráulico, que converte o movimento em informações para o dispositivo de realidade virtual, ajuda a fazer do sonho de voar uma possibilidade.

“O participante pode controlar o simulador com as mãos e com os braços, que se relacionam diretamente com as asas e as pernas do pássaro”, explicaram os pesquisadores. “Essas entradas são refletidas no modo de voo do pássaro e são exibidas fisicamente pelo simulador    através dos movimentos de apontamento, rolagem e levantamento”.

Você teria coragem de voar numa máquina dessas? Veja melhor como ela funciona no vídeo abaixo:

Voos: da curiosidade aos truques