Saiba como garantir que a sua velocidade de conexão seja aquela que você contratou
Em um mundo tão conectado, uma lentidão na internet pode ser fonte de muito estresse, principalmente quando você trabalha de casa ou está assistindo a alguma coisa. No entanto, antes de culpar o seu provedor, é importante se atentar para como está a instalação da sua casa.
Isso porque existem alguns erros que deixam o wi-fi mais lento e que podem passar despercebidos. Saiba quais são eles.
Erros que deixam o wi-fi lento: quais são?

1 – Posicionamento do roteador
O local onde você irá colocar o seu roteador faz toda a diferença na cobertura de sinal. A sugestão é opção por um ponte central, elevado e sem obstáculos, como paredes e aparelhos eletrônicos que podem gerar interferência, por exemplo.
2 – Muitos dispositivos conectados
Conectar muitos aparelhos de uma vez pode fazer a velocidade da sua conexão cair consideravelmente. “Tente desconectar dispositivos que não estão em uso e, se possível, distribua a carga entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz”, Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale.
3 – Aparelhos desatualizados
Um roteador antigo ou desatualizado não pode não conseguir fornecer a velocidade contratada. Por isso, vale verificar a data de fabricação do aparelho. “Se você identificar essa situação, converse com seu provedor de internet para providenciar a troca”, orienta.
4 – Falta de segurança
Deixar a sua rede aberta ou optar por uma senha fraca pode permitir que pessoas não autorizadas se conectem e roubem parte da sua banda. Opte, então por senhas fortes e um roteador moderno, que já tenham criptografia WPA2 ou WPA3.
5 – Interferência de sinais
A presença de outras redes Wi-Fi próximas, aparelhos eletrônicos e até mesmo paredes grossas podem gerar interferência no sinal da internet.
6 – Falta de manutenção
Talvez a lentidão ou quedas frequentes na conexão estejam acontecendo por falta de alguns ajustes no roteador. Para isso, entre em contato com o suporte técnico.
7 – Uso excessivo de extensores de sinal
Embora os extensores de sinal ajudem a ampliar o alcance da internet pela casa, eles também podem causar uma queda na qualidade de conexão. A sugestão, então, é investir em um roteador mais potente ou em um sistema de mesh, que distribui o sinal de forma mais eficiente.






