- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 28 Junho, 2019
Quem passou pela transição capilar recentemente ou quem decidiu assumir agora os cachos pode ficar com dúvidas em relação aos cuidados com cabelo cacheado.
Cada tipo de fio, desde o liso até o crespo, tem uma necessidade diferente. Os cachos, por exemplo, são mais secos, então os cuidados com cabelo cacheado envolvem muita hidratação e atenção.
Cuidados com cabelo cacheado
1. Produtos específicos
Como os cachos naturais precisam de cuidados diferentes dos fios lisos ou quimicamente tratados, é essencial buscar por produtos que sejam feitos especificamente para cabelos cacheados.
Esses shampoos, condicionadores, cremes, máscaras e óleos terão os ativos certos para proteger e definir melhor os fios. Entre os ingredientes bons para os cachos estão o coco e o mel, por exemplo.
2. Hidratação
Hidratar o cabelo é o mesmo que repor água e nutrientes que são naturalmente perdidos no dia a dia. Como o cabelo cacheado já é mais seco por conta de seu formato, que evita que a oleosidade natural escorra até as pontas dos fios, a hidratação é essencial.
Vale apostar em máscaras hidratantes ao menos uma vez por semana para evitar que os cachos fiquem ressecados, com muito frizz, fracos e com pontas duplas.
3. Nutrição
A dificuldade da oleosidade natural do cabelo chegar até as pontas dos cachos não os deixa apenas secos, mas desprotegidos também.
Sendo assim, é preciso realizar a chamada nutrição capilar, que é o procedimento que vai repor lipídios aos fios.
O óleo de Argan é um ativo que é muito usado nos produtos voltados para a nutrição. Dedicar ao menos um dia a cada duas semanas para nutrir os fios já vai ajudar a deixá-los mais macios, flexíveis e brilhantes, além de protegidos.
4. Reconstrução
Cabelos finos, frágeis e porosos, porém, podem precisar de mais um cuidado específico: a reconstrução. O objetivo é repor a massa do fio que é perdida com ações químicas, calor e outros fatores externos agressivos aos fios.
Mas atenção! A reconstrução deve ser realizada com cautela. Não adianta usar os produtos destinados a repor massa dos fios muitas vezes se não o efeito pode ser o oposto do desejado: mais fios danificados.
Vale entender a necessidade dos fios antes de começar a usar shampoos e cremes reconstrutores. As máscaras de reconstrução, por exemplo, podem ser usadas uma vez ao mês em fios pouco danificados e mais naturais. Na dúvida, vale consultar um especialista.
5. Corte certo
Não adianta tomar todos esses cuidados citados acima e não ter um corte certo para cabelo cacheado. Não é preciso, necessariamente, um corte a seco para dar certo, mas é essencial o profissional entender de cachos.
6. Truques espertos
Por serem mais secos, os cachos produzem naturalmente mais frizz. Mas quando o excesso desses fiozinhos passa a incomodar, há alguns truques que podem ajudar.
Usar uma touca de cetim para dormir e secar o cabelo apertando levemente as pontas dos fios em direção ao couro cabeludo com uma camiseta de algodão são ideias que podem ajudar.
Outro truque é usar uma peneira no lugar do difusor na hora de secar o cabelo. Fica a dica.
7. Finalizações diferenciadas
A quantidade de frizz, a definição e o volume estão muito relacionados à forma como o cabelo é finalizado.
Se a pessoa quer mais definição, pode tentar a fitagem, por exemplo. Já se é volume que ela quer, o pente garfo vai ser o melhor amigo para fazer “crescer” o cabelo.
8. Pente certo
Se os produtos que vão ser colocados nos cachos são específicos para esse tipo de cabelo, com os pentes e escovas não seria diferente. Pentes com dentes largos, por exemplo, podem ser uma boa escolha, mas vale pesquisar para saber qual vai se adaptar melhor ao fio de cada pessoa.
Ah, e não precisa ficar com vergonha ou receio de “não pentear”. Muitas cacheadas e crespas se dão melhor desembaraçando os fios apenas com os dedos. De novo, vale o que é melhor para cada pessoa.
9. Amor
Sim, amor! Atualmente está muito mais fácil assumir os cachos, mas ainda há preconceito sobre cabelo cacheado.
Comentários negativos podem ser feitos por conta do volume ou definição dos fios, então é preciso sempre se lembrar do que realmente faz a pessoa com cachos feliz. Os cuidados com cabelo cacheado também incluem o empoderamento sobre nossas próprias escolhas e vontades.