Para conviver em harmonia no ambiente de trabalho, é preciso exercitar duas capacidades: a paciência e a autocrítica. Ninguém merece ter de lidar com aquele cara que reclama de tudo e acha que todos devem se adequar às suas opiniões. Mas também ninguém aguenta conviver com aquele outro cara que fica ouvindo música no fone de ouvido e cantarolando o dia inteiro.
Leia também:
10 atitudes que estão te prejudicando no trabalho
Como os homens irritam as mulheres
Criar este ambiente agradável é dever de todos e, por isso, é preciso prestar atenção em coisas que você faz e que podem incomodar quem está à sua volta. Muitas vezes, fica difícil descobrir se um hábito irrita ou não as outras pessoas a menos que alguém dê um toque. Por isso, elaboramos a lista a seguir com os costumes mais irritantes encontrados em qualquer escritório:

Jogar papel na privada ou fora do cesto de lixo.
Crédito: Thinkstock

Não limpar a pasta de dentes ou o fio de cabelo que caiu na pia.
Crédito: Thinkstock

Não parar de falar, tirando a concentração de todos.
Crédito: Thinkstock

Puxar assunto com quem senta longe, tendo de gritar para falar.
Crédito: Thinkstock

Cantarolar ou assobiar insistentemente.
Crédito: Thinkstock

Ouvir música muito alta no fone de ouvido, de modo que os outros consigam ouvir.
Crédito: Thinkstock

Permanecer de fone de ouvido e não se dar conta de ‘tiques’, como bater as unhas na mesa, respirar muito alto ou abrir e fechar a caneta freneticamente.
Crédito: Thinkstock

Digitar no teclado com muita força.
Crédito: Thinkstock

Fazer bola com o chiclete ou mascá-lo de boca aberta.
Crédito: Thinkstock

Fazer barulho ao tomar uma bebida muito quente.
Crédito: Thinkstock

Comer com frequência alimentos que têm o cheiro muito forte, como salgadinho de queijo ou mexerica.
Crédito: Thinkstock

Deixar o celular no modo vibratório em cima da mesa, de modo que a mesa inteira treme e faz barulho a cada mensagem recebida.
Crédito: Thinkstock

Não silenciar as notificações do celular.
Crédito: Thinkstock

Não sair da mesa para falar no celular sobre assuntos pessoais, ou sequer abaixar o tom de voz.
Crédito: Thinkstock

Invadir o espaço dos outros com os seus pertences.
Crédito: Thinkstock

Esquecer um alimento na geladeira por semanas.
Crédito: Thinkstock

Balançar o pé freneticamente, sacudindo a mesa toda ou até chutando um colega sem querer.
Crédito: Thinkstock

Ligar ou desligar o ar condicionado sem consultar os demais.
Crédito: Thinkstock

Olhar para a tela do computador dos outros para ver o que eles estão fazendo.
Crédito: Thinkstock