Respeito é a base de qualquer relação humana, seja ela entre pais e filhos, amigos, colegas de trabalho ou, claro, parceiros afetivos. É por isso que, após uma demonstração muito grande de desrespeito, é quase impossível perdoar e superar plenamente a agressão. No caso dos relacionamentos amorosos, isso pode ser o começo do fim.
Leia também:
Relacionamento tóxico: 7 sinais de que seu parceiro pode ser abusivo
Ciúme doentio: 15 sinais de que você é uma namorada possessiva
Erros que acabam com os relacionamentos
Os especialistas em comportamento e autores Marc e Angel Chernoff listaram quatro atitudes tóxicas que, apesar de muito comuns em namoros e casamentos, são uma grande bandeira vermelha para o sucesso da relação e nunca devem ser praticadas:
1. Condenar a personalidade do parceiro. Reclamações e discordâncias quanto às decisões ou comportamentos do outro são normais e saudáveis. Mas, quando a divergência torna-se uma ofensa pessoal, isso vira um problema sério…
… Por exemplo: “Ele não telefonou conforme prometeu não porque se esqueceu, mas porque é um ser humano horrível e desprezível.”
2. Gestos de ódio. Xingar, ameaçar, virar os olhos, menosprezar, caçoar, fazer provocações hostis e etc. são gestos venenosos para qualquer relacionamento, pois eles transmitem ódio.
3. Negar a própria responsabilidade. Quando você não assume responsabilidade por nenhuma disputa no relacionamento, o que você de fato está fazendo é culpando o parceiro constantemente. Você está dizendo: “O problema nunca sou eu, é sempre você”.
4. Dar gelo. Parar de escutar, ignorar, largar mão da discussão sem de fato resolvê-la e recusar-se a reconhecer são todas formas de “dar um gelo” no parceiro. Isso não apenas deleta a outra pessoa da discussão, mas também do relacionamento que você tem com ela. É como se seu parceiro não existisse para você.