Já era o tempo em que a mulher tinha que esperar o homem vir tirá-la para dançar, pedir permissão para cortejá-la ou convidá-la para sair. A época em que somente os homens “deveriam” ter o direito de tomar iniciativa ou em demonstrar algum interesse afetivo-amoroso-sexual ficou para trás. E cada vez mais as mulheres provam que é possível ser dona de suas vontades também sem precisar expor ninguém, nem a si própria de maneira inconveniente, forçar ou apelar para nada. Essa apenas é uma das igualdades de gênero que precisam ser melhor exercitadas e menos julgadas no dia a dia.
Por que você deveria tomar iniciativa?
1. Para não ser só alvo
Ninguém merece apenas se contentar com o que os outros escolhem por você. Por isso, é tão importante demonstrar interesse, ter voz ativa. Senão, se você não corre atrás do que quer, vai sempre ser a sombra do que alguém quis. Se você não batalha pelo que quer, quem vai fazê-lo por você?
2. Para acabar com a dúvida
Já pensou passar a vida inteira pensando em como poderia ter sido diferente se tivesse acontecido de tal forma? Não é nada bom ficar esperando o convite que não chega, passar dias, às vezes anos, ansiosa ou angustiada enquanto o convite para sair não vem. E se não vier nunca?

3. Porque você merece saber o que quer
Saber o que não se quer já é meio caminho andado, muita gente costuma dizer. Porém, mais maravilho que isso é saber bem o que se quer de relacionamento e um companheiro. Ir atrás de seus objetivos é ótimo para ajudar a ter mais certezas sobre você mesma, se autoconhecer e, quem sabe, a partir disso aprender a não se interessar mais pelo que não se quer.
4. Para desistir mais rapidamente
E com todas estas certezas, principalmente a de saber que você tentou, batalhou e fez o possível para conquistar aquilo que sonhou, poder então desistir. Faz parte da vitória saber tirar o time de campo, reconhecer que não havia mais por onde tentar e assim se sentir livre para partir para outra sem ficar sofrendo sobre o que poderia ter sido, caso não tivesse ido atrás de seus objetivos.
Para ser feliz no namoro
- 5 dicas para ter relacionamentos mais duradouros
- Casais que trocam “nudes” são mais felizes, sugere estudo
- Posição em que casal dorme revela nível de felicidade