Momentos de diversão são fundamentais na vida de qualquer pessoa, principalmente na das crianças. Nas brincadeiras, os pequenos interagem com o mundo, organizam seu pensamento, criam hipóteses, resolvem problemas, assumem papéis, aprendem a agir de acordo com as regras e, assim, se preparam para conviver em sociedade.
Leia também:
Como escolher o melhor ovo de Páscoa para meu filho: 3 coisas para levar em conta
Como fazer uma caça ao tesouro com seu filho na Páscoa: passo a passo fácil
5 brincadeiras lúdicas para fazer com o seu filho na Páscoa – ele vai amar TODAS
Quanto mais a brincadeira instiga a imaginação da criança, mais eficiente ela é. Veja algumas formas lúdicas de desenvolver a criatividade e as habilidades do seu filho. Talvez você ainda não tenha pensado em algumas delas.
Como estimular a imaginação das crianças
Brinquedos de montar. Eles estimulam a criatividade e o raciocínio do pequeno, que precisa quebrar a cabeça para saber onde encaixar cada peça. A dica é: quanto menor a criança, maior devem ser as pecinhas. Opte por brinquedos que ajudem a criar histórias e interagir com outros ambientes, como dinossauros ou sereias, deixando a imaginação voar lá longe.

Brincadeiras antigas. Esconde-esconde, pega-pega, cinco marias e cama de gato costumam perder feio a disputa para o vídeo game e os smartphones. No entanto, esse tipo de brincadeira incentiva a troca com outras crianças (o que inclui a paciência de esperar pela sua vez), aumenta o vocabulário do pequeno e desafia sua coordenação motora.
Cozinhar com os pais. Na cozinha, a criança tem contato com novas texturas, cores, cheiros e sabores. Esses estímulos ainda aumentam o interesse dele pelos alimentos, por isso, peça ajuda para montar preparações saudáveis, como um sanduíche divertido e colorido.

Ler histórias. A leitura ajuda a ampliar nossa visão de mundo e a construir conhecimento, contribuindo para maior compreensão da escrita e fluência na fala. Se o seu filho ainda for pequeno, leia histórias para ele antes de dormir e às vezes peça para que ele invente um final. Se estiver em fase de alfabetização, invista em livros infantis que despertem o interesse dele.
Ouvir músicas e dançar. Estimule a criança a ouvir músicas e decorar as letras para cantar junto. Aproveite para dançar, o que aumenta sua espontaneidade e consciência corporal. Permita que ele escute várias vezes a mesma canção: a repetição traz segurança e ajuda no amadurecimento.





