5 gestos que entregam quando você está nervosa ou ansiosa

Mesmo quem não é especialista no assunto consegue perceber quando o outro está se sentindo desconfortável por nervosismo ou ansiedade. E, como esses sentimentos podem atrapalhar desde um momento pessoal até um profissional, fique atenta aos sinais. Eles simplesmente podem começar com a sudorese aumentada, por exemplo, ou um brilho na pele, mas que não é suor. Veja outros indícios a seguir.

Leia também:
7 provas de amor que ele dá e você não percebe
13 sinais de que um amor é correspondido
10 coisas sobre o amor que ninguém te diz

Provas de ansiedade

1. Você pisca demais
Qualquer pessoa tensa ou nervosa, se sentindo ansiosa ou desconfortável psicologicamente pisca os olhos mais do que o normal. Em média, piscamos 15 vezes por minuto. Em um momento ansioso, o número pode chegar a 40. O sinal também está associado ao relato de mentiras, ação que causa nervosismo e medo. Se a intenção é não demonstrar, controle não só as piscadas, como a movimentação do globo ocular.

2. Você cruza os braços ou entrelaça os dedos
Outra atitude que denuncia o nervosismo através da linguagem corporal é o autocarinho tanto dos braços, pescoço ou qualquer outra parte do corpo. A atitude é uma estratégia inconsciente para tentar ficar mais calma.

istock

3. Você tomba lentamente como um pêndulo
Quando a pessoa está em pé e balançando o corpo de um lado para o outro como um pêndulo quer dizer que, inconscientemente, está tentando se acalmar seguindo o ritmo de um batimento cardíaco controlado.

4. Você enxuga as mãos nas pernas
Um sinal clássico de ansiedade é o suor, que além da axila, também aparece na palma das mãos. Esse é um indício comum de pessoa ansiosa: esfregar as mãos para frente e para trás nas coxas. Porém, o gesto pode acontecer mesmo que a sudorese não aumente, por conta do nervosismo. O próprio sinal de esfregar as mãos também demonstra estresse.

5. Você chacoalha joelhos e bate pé no chão
Outro sinal visível de ansiedade é mexer as pernas constantemente e freneticamente. A maioria das pessoas hiperativas apresentam essa característica, inclusive, quando estão em momentos de relaxamento como na praia ou cinema.