6 sinais de que você paga mico nas redes sociais ou parece que tem baixa autoestima

Criar um perfil nas redes sociais e mantê-lo atualizado é uma forma de cultivar amizades,  conhecer gente nova, manter o contato com amigos, desenvolver o networking ou até mesmo  encontrar um amor. Mas, para isso, é preciso saber a forma correta de se comportar na internet, sem pagar mico ou se tornar inconveniente. 

Leia também:
Você está sendo enganada pela internet? Veja quando uma relação virtual pode ser uma furada
Assédio sexual na internet: cerca de 40% de mulheres já passaram por isso
10 hábitos tóxicos que estão detonando sua autoconfiança

“A exposição é evidente nestas ferramentas, porém, não é por isso que as pessoas dão liberdade para que as outras opinem, critiquem ou invadam suas vidas”, afirma a coach Cibele Nardi. Segundo ela, assim como em qualquer relacionamento interpessoal, há regras de conveniência que precisam ser seguidas nas redes sociais. 

Como agir na internet

Não se sinta amiga dos famosos: As redes sociais facilitam o contato com famosos e muitos até interagem com os fãs, respondendo comentários. Mas nada de achar que está íntima dos artistas. “É preciso se questionar se o famoso realmente está dando liberdade para uma aproximação, ou se sua presença constante nas redes sociais cria a ilusão de uma intimidade entre eles”, orienta.

Tenha bom senso: Seja qual for a situação, pondere o nível de proximidade entre você e a pessoa em questão antes de invadir o espaço dela. A coach desaconselha aproximações invasivas e ofensivas, que desrespeitem o próximo. As formas mais saudáveis de se expressar são comentários, elogios ou networking.

Não force a barra: Pare de ficar tentando se relacionar a qualquer custo com pessoas que você mal conhece. Essa postura carente no mundo online pode ser um sinal de que está faltando alguma coisa nos seus relacionamentos reais. Pedir para “trocar likes”, por exemplo, mostra uma necessidade de reconhecimento a qualquer preço. “Os likes são uma troca entre a pessoa que está postando e a que visita a página. Se eu quero isso apenas para contabilizar um número, é porque alguma coisa está mal resolvida na autoestima, um sinal de que a pessoa está carente e precisa mostrar aos outros que possui diversos likes para se auto afirmar, para se sentir especial. Porém, não é porque a pessoa postou algo interessante, que recebeu várias curtidas, que ela é de fato especial”, explica. 

Pondere as suas curtidas: Curtir absolutamente tudo que outra pessoa posta também demonstra carência e é um sinal de que a pessoa está querendo ser aceita a qualquer custo, outro demonstrativo de baixa autoestima. “Precisamos ser honestos nas redes sociais e curtir somente aquilo que realmente nos agrada e que faz sentido para nós”, diz.

Cuidado ao responder comentários ofensivos: A coach acredita que não vale a pena ficar discutindo, pois a pessoa que fez o comentário polêmico não deseja ter uma discussão saudável, quer somente agredir o outro. Ferramentas como bloqueio e exclusão podem ser eficientes nessas situações. O que é diferente do comentário crítico, porém construtivo. “Nesse caso deve-se respeitar e, se achar necessário, expor seu ponto de vista. Mas nada de longas discussões, pois demonstram características de teimosia, orgulho e prepotência”, orienta.

Faça uma autoanálise: Pense em qual imagem você quer transmitir para as pessoas que estão nas suas redes sociais e faça postagens condizentes com esse perfil. Uma dica da coach é entrar no seu próprio perfil e analisá-lo como se fosse outra pessoa, um gestor pensando em uma contratação, por exemplo, para ver se o que é postado está de acordo com o que você busca para sua vida. E, na hora de comentar, pondere o conteúdo, analise se não há ofensas ou possibilidade de má interpretação por parte do outro.