Tratar com educação e gentileza as pessoas que nos servem em restaurantes é prática básica de civilidade. Mas mesmo com a melhor das intenções, acabamos cometendo deslizes que, na realidade, são odiados pelos garçons. Confira exemplos para evitar:
O que garçons não gostam que clientes façam
1. Demorar para terminar a sobremesa mesmo quando o garçom, educadamente, já avisou mais de uma vez que o restaurante vai fechar dentro de poucos minutos.
2. Pensando estar ajudando, você reúne todos os pratos vazios da mesa em uma pilha. Para os garçons, significa trabalho extra para fazer a limpeza das louças.
3. Fazer críticas e sugestões sobre temperos e sabores do prato como se fossem os garçons os responsáveis pela preparação das refeições.
4. Chamar o garçom e reclamar que a comida está fria, mesmo sabendo que você é que ficou conversando e demorou mais de 20 minutos para dar a primeira garfada.
5. Você certamente sabe que o garçom fica impaciente quando você e seus amigos estão fazendo a divisão da conta e demoram para somar e dividir cada item, incluindo a taxa de serviço.
6. Perguntar ao garçom os ingredientes de determinado prato, ignorando o fato de que tudo está explícito no cardápio.
7. Forçar uma suposta intimidade com o garçom fazendo piadinhas e o chamando por apelidos, imaginando que está sendo engraçado ou simpático. Na maioria das vezes você estará, na verdade, sendo inconveniente.
8. Fazer seu pedido sem sequer olhar para a cara do garçom, ao mesmo tempo em que conversa ao telefone ou digita mensagens. Por não prestar atenção, acaba se confundindo e demorando ainda mais para finalizar suas escolhas.
Gastronomia e restaurantes
- 4 restaurantes às escuras para comer sem saber o que tem no prato
- 6 lugares do mundo que você deveria visitar se ama muito comer
- 10 cuidados que você precisa ter ao redor do mundo na hora de comer