9 coisas maravilhosas que só sabe quem cresceu com a avó por perto

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Avós são idealizadas como figuras bondosas, quase mágicas, que nos permitem fazer bagunças que nossos pais não autorizariam e, de quebra, geralmente nos fazem felizes com quitutes que só elas são capazes de criar. Sendo assim ou não, a verdade é que o papel delas na nossa vida é importantíssimo, e só quem teve a maravilhosa oportunidade de crescer ao lado de sua vovó sabe dessas 9 coisas:

1) A maior sabedoria é a da vida, e quem pôde conviver com sua avó sabe disso. Ela podia não ser a pessoa mais estudiosa do mundo, mas era a mais sábia que você tinha por perto. Muitas vezes falando um português errado, não muito bem alfabetizada, mas tudo o que você aprendeu foi valioso, e é o que você carrega para a vida toda. Nenhuma escola vai te ensinar o que ela ensinou.

iStock

2) Nem sempre a solução vem em fórmulas químicas, e as avós sabem. Pode ser que o melhor remédio para a sua tosse não seja xarope comprado na farmácia, mas sim uma colherzinha de mel. Talvez para dormir bem no frio, você não precise de muito mais do que uma sopa quentinha. E pode ser que aquele truque caseiro de beleza seja muito mais útil do que cosméticos caros. 

3) Pessoas que convivem pertinho com suas avós não reclamam quando começam a surgir as pequenas rugas na pele aos 30 e poucos anos. Elas sabem apreciar a beleza de envelhecer, porque souberam admirar cada linha de expressão nos rostos de suas avós e puderam sentir que as mãos delas, enrugadinhas, são as mãos mais macias em que podemos tocar.

4) Você aprende a ouvir. Porque elas têm muitas histórias para contar. E todo bom neto quer mais é passar horas ouvindo o que elas têm para compartilhar. Até aquelas histórias que elas repetem sempre a gente pergunta de novo, e de novo, só para ter o prazer de ouvir mais uma vez.

5) É com ela que você aprende a valorizar a família. E você cancela qualquer possível compromisso para estarem juntos. Avós são como agentes de união naturais, elas têm o dom de aproximar todo mundo, nem que precise arrumar um pretexto qualquer para marcar um almoço. 

iStock

6) Você descobre que existem várias formas de dar carinho. Aquelas avós boas cozinheiras, por exemplo, transmitem afeto pelos pratos que preparam. É com a comida que ela quer fazer bem a quem está por perto. E mesmo as que não cozinham, sempre têm um jeitinho de fazer coisas que agradam. E a verdade é que ela só está arrumando um meio de dizer que ama você. 

7) Você entende o que é a vida e valoriza cada minuto dela. Ao olhar para as avós, vemos o tempo passando e sabemos que precisamos aproveitá-lo. Por isso, quem pode tê-la por perto costuma ser um verdadeiro amante da arte de viver. 

iStock

8) Quando você se torna pai ou mãe, tende a não se desesperar com inseguranças e dificuldades com o bebê. Isso porque as avós já sabem exatamente o que fazer e transmitem toda a segurança do mundo. Tendo aprendido com ela os segredos da criação dos filhos, não há o que temer. 

9) Você, em resumo, aprende a amar. Avós transbordam amor. Em cada ato, elas tentam demonstrar isso. Sorte de quem pôde receber tanto carinho. 

Leia também: