Na era da customização, sai na frente quem consegue de forma criativa traduzir seu perfil nas escolhas que faz. Mais do que a roupa que você veste, os acessórios dizem muito sobre a sua personalidade. Mais do que o carro que você compra, os itens adicionais deixam a sua aquisição com a sua cara. Não à toa, uma febre vem tomando as ruas do Brasil inteiro: a dos adesivos, uma maneira prática, eficiente e acessível de personalizar o automóvel. Se gostou e quer aderir, descubra o que você pode colar na lataria para se tornar sua marca registrada.
Delicados
Basta um simples adorno na lataria para transformar completamente o perfil do carro. Para a universitária Clarice Braga, uma singela flor de margarida próxima ao porta-malas bastou para estampar sua personalidade. “Deu um toque feminino ao carro. Adoro flores e tem tudo a ver comigo”, diz. Um único enfeite pode dizer muito e, por isso, a escolha é muito criteriosa. “Eu nunca fui fã de muitos adesivos, existem uns que acho bem ridículos até. Gostei particularmente deste. Não é qualquer um que vai me atrair”, frisa a estudante, que comprou o adorno antes mesmo de ter seu primeiro automóvel.
Família
Se, como na moda, fosse possível classificar uma linha de adesivos como “tendência”, a chamada “família feliz” seria o hit da temporada. Com linhas simples e fofas, os adesivos que retratam os integrantes do clã proprietário do carro ganharam as ruas nas mais diversas e divertidas representações. “No início era apenas uma homenagem aos componentes da família, mas depois se tornou uma forma de mostrar o que os familiares gostam, tipo de profissão, hobbies”, conta Susan Spadini, da Job Design Criativo, responsável pela concepção dos autocolantes. “Nós personalizamos qualquer modelo da família feliz. O adesivo do carro ao lado jamais será igual ao seu, tornando a brincadeira ainda mais divertida.”
Bem-humorados
E o que seria da trajetória dos adesivos sem as famosas frases de parachoque de caminhão? Sentenças de efeito, piadas e recados que ironizam o dia a dia das estradas passaram também a estampar os carros no cotidiano urbano. “Eu me divirto com a reação das pessoas, acho que até melhora o humor no trânsito. E gente bem-humorada é mais tolerante“, acredita o universitário Carlos Eduardo Bento. Proprietário de um Fusca 1976, Carlos colou a frase “Respeito aos mais velhos” na parte traseira. “Faz muito sucesso. É original e todo mundo reconhece meu carro assim”, orgulha-se.
Clubes de futebol
Preferência musical, orientação religiosa, esporte favorito. As estampas adesivas também podem representar símbolos de grande importância para o condutor. Em época eleitoral, a orientação política é vista frequentemente sobre os vidros dos carros. Já um dos maiores sucessos é o escudo do clube de futebol. Fanático pelo Botafogo, o engenheiro Carlos Neves foi até vítima de uma pegadinha dos amigos por causa de sua paixão. “Eu tenho um adesivo do alvinegro no carro. Alguns amigos, certa vez, colocaram um do Flamengo por cima, para provocar”, lembra. O episódio rendeu boas risadas e se repetiu por mais três vezes, mas nada que tirasse o bom humor do engenheiro. “Faz parte do folclore do futebol. E eu continuo com o meu escudo lá no carro, brioso”, diverte-se.
Segurança
Para muitos, entretanto, o adesivo pode representar um perigo. “Eu tinha um, mas percebi que as pessoas reconheciam o meu carro, aí resolvi tirar. Tive medo de ficar marcada”, confessa a publicitária Gabriela Cordeiro. A jornalista Maria Clara Machado aponta ainda um agravante: “Perceber através do autocolante que o veículo é de uma mulher aumenta as chances de abordagens criminosas”.
Você gosta de enfeitar seu carro? Quais os acessórios que você coloca para deixá-lo com a sua cara? Conta pra gente!