Durante um relacionamento é natural que o casal passe a ter amigos em comum. Mas, quando o relacionamento termina, qual é a melhor forma de lidar com essas amizades? Deixá-las para trás ou continuar mantendo uma proximidade, mesmo sabendo que há o risco de encontrar seu ex em eventos ou de ter informações que você não gostaria? “Tudo é uma questão de escolha. Os lugares e as pessoas não mudam, é você que precisa tomar a decisão se deseja ou não se distanciar após o término”, diz a psicóloga Letícia Guedes, da Clínica Vivencialle.
Leia também:
O que não fazer após o fim do relacionamento
Dá para ser amiga do ex-namorado? Especialista opina
6 coisas que os filmes de comédia romântica ensinam errado às mulheres
Como esquecer o ex

Para quem está sofrendo com o fim do relacionamento, manter distância pode ser a atitude mais recomendada. ” Esquecer a pessoa amada não é uma tarefa fácil, mas aos poucos algumas atitudes podem contribuir para o esquecimento da pessoa. Manter distância dos amigos dele por certo período se faz necessário”, diz.
Por outro lado, manter contato com a mesma turma pode ajudar a dar a volta por cima e até mesmo a encontrar um novo amor.
Como agir quando o namoro termina

O mais comum é que os amigos do casal optem por tomar partido de uma das partes. Mas há também aqueles que conseguem se manter neutros e continuar a amizade com os dois, independente da relação tomada.
“A convivência precisa ser natural, já que em grande parte dos relacionamentos um dos membros do ex-casal não consegue aceitar o fim do namoro, o que pode gerar raiva e fazer com que não se queira se relacionar mais com os amigos do outro. É importante que cada um avalie o que é melhor para si”, aconselha.