
Recentemente, a atriz Cacau Protásio gravou cenas de seu novo filme, “Juntos e Enrolados”, em um Quartel-Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Alguns bombeiros que presenciaram as gravações mandaram áudios em grupos do WhatsApp com comentários ofensivos e racistas sobre a atriz.
As mensagens foram vazadas e, agora, Cacau se pronunciou sobre o assunto e está recebendo uma onda de apoio.
Cacau Protásio é vítima de ataques racistas
https://www.instagram.com/p/B5RIUPxhZwB/?lite=1
Nos áudios, os bombeiros usam termos preconceituosos e pejorativos ao falar que Cacau é gorda e negra. Dizem que a filmagem era “lamentável” e “uma vergonha”. Além de tudo, ainda chamam os dançarinos que gravaram com a atriz de “viados”.
Na cena em questão, como Cacau esclareceu, ela fazia um número de dança com dançarinos vestidos com uniformes de bombeiro. Ela, que interpreta uma sargento do quartel, estava gravando uma passagem que seria um sonho de outro personagem do longa.
https://www.instagram.com/p/B5X2qCjBg-J/
Muito emocionada, a artista desabafou sobre o episódio de preconceito: “Eu sou negra, sou gorda, sou brasileira, sou atriz (…) E eu não mereço ser agredida, assim como nenhuma pessoa”.
“Racismo é crime. Você pode não gostar, mas tem que respeitar”, afirmou, dizendo que tirou prints de todas as mensagens racistas que viu sobre ela. “Eu sei que eu sou forte, mas ouvir tudo isso de um ser humano é muito triste”, lamentou.
Famosos e fãs saem em defesa de Cacau Protásio

Vários amigos famosos da atriz repudiaram os áudios ofensivos dos bombeiros. Durante o Jornal Nacional (Rede Globo) de quinta-feira (28), após a exibição de uma matéria sobre o caso, os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos demonstraram apoio à atriz.
“É uma atriz talentosa e é uma cidadã brasileira que merece respeito”, disse o jornalista, sendo respaldado pela colega de bancada: “Todo o nosso respeito.”
Marcos Pasquim, que também está no filme e gravou no quartel, gravou um vídeo para Instagram repudiando o episódio de preconceito. “Cacau Protásio é uma talentosa atriz com quase 20 anos de carreira. Mulher, negra, guerreira e que merece nosso respeito. Não há hipótese em que episódios de racismo possam ser tolerados. Racismo é crime e ponto”, disse o ator.
https://www.instagram.com/p/B5YIVuhH4G0/
Anitta também comentou em um dos vídeos postados, pedindo que a atriz não se abale: “Ô, minha amiga, fica triste por causa de um bando de ignorante, não. Você tão inteligente, tão talentosa. Tão do bem. Vá atrás de seus direitos, mas não fique triste, porque eles não merecem. Te amo muitão”
Outra famosa a se manifestar foi a atriz Juliana Alves, que disse que os agressores falaram o que boa parte da população brasileira ainda acredita ser verdade.
https://www.instagram.com/p/B5YSWnUnDrM/?lite=1
“Nesta foto estamos em cena, assim como ela estava na ocasião em que foi ‘flagrada’ por um bombeiro que ao contrário do que pensa, não fez jus a sua farda. Mas ele só expressou o pensamento de muita gente. Basta!!”, escreveu.
No Twitter, vários fãs estão comentando o caso:
Indignado com o que fizeram com a Cacau Protásio. Uma mulher maravilhosa que só faz alegrar a gente todos os dias com seu trabalho ser vandalizada com essas palavras nojentas de um homem preconceituoso. #ForçasCacau
— Drigo (@Drigo_nazario) November 27, 2019
Confira outros artistas que se manifestaram:
https://www.instagram.com/p/B5YaZHyFtVF/
https://www.instagram.com/p/B5YUnlgllsx/
https://www.instagram.com/p/B5YUpn-nV5r/
Racismo é crime
- Vídeo com crianças mostra como o racismo ainda está longe de acabar
- Record demite funcionário e se pronuncia após caso de racismo em “A Fazenda 11”
- A forte resposta de Ludmilla após sofrer racismo: “Me chamou de macaca”