Um público poderoso está ditando os novos rumos do mercado automobilístico. É a chamada geração Y, grupo que reúne pessoas nascidas entre o fim dos anos 70 e início dos 90. Esses jovens vivem conectados e estão mais conscientes de suas responsabilidades ambientais, por isso não se contentam apenas com carros de design bacana e funcionalidades triviais. A palavra deles é ” tecnologia“. As montadoras correm atrás para agradar essa nova fatia de consumidores e muitas novidades já estão fazendo a cabeça da geração internet.
Os Ys tiveram seu primeiro contato com um automóvel por meio de seus videogames e suas expectativas, portanto, são inspiradas na ficção. O funcionário público Rafael Sach, por exemplo, é fascinado por carros desde os 12 anos, quando disputava com os amigos jogos de carros de corrida. Hoje, aos 31, orgulha-se de sua mais nova aquisição: um carro que inaugurou a era da internet a bordo no Brasil. “Foi um investimento, mas valeu. Chega um momento em que o smartphone já não é o suficiente e aí você busca outras alternativas. Além disso, passo, em média, 5 horas no trânsito“, conta.
Centrais multimídia de alta definição e touchscreen já são realidade e, para completar, alguns modelos contam com a integração de sistemas que permitem a utilização de programas como o Google Street View, facilidade para o dia a dia do condutor. Mas não é só isso: “Hoje, temos dois modelos nos quais estas centrais concentram sistemas vitais do carro, como o computador de bordo programável, sistemas de conforto e de entretenimento, com operação de iPod, iPad, iPhones e leitura de DVDs. Um equipamento completo”, orgulha-se Emilio Paganoni, supervisor de produto de um grande grupo automotivo internacional.
Outra característica que difere esse público antenado dos demais é a busca frenética por itens de série. Apesar de estarem sempre conectados com o mundo digital e ligados nas novidades disponíveis na internet, eles não querem ter o trabalho de baixar aplicativos ou instalar novos sistemas. “Quem deve pensar nisso é o fabricante. O cliente deseja o resultado final”, constata Emilio.
Mas as exigências não se limitam à conectividade. Os Ys também estão engajados em discutir soluções para amenizar as mudanças climáticas no planeta, por isso os carros ainda precisam refletir a consciência ecológica desses novos consumidores. Nesta linha, surgem as tecnologias de redução da emissão de gases e o carro elétrico, que dispensa combustíveis poluentes.
Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Posto do Futuro Petrobras está em conformidade com as novas tendências sustentáveis e é a resposta para as necessidades dessa geração. “No Posto do Futuro, captamos a energia do sol e transformamos em energia elétrica, que é disponibilizada para tomadas de recarga“, explica o gerente de Tecnologia da Rede de Postos da Petrobras Distribuidora, Paulo da Luz Costa. A recarga de um carro elétrico não requer alto gasto de energia nem de tempo. Se o veículo ainda possuir o sistema quick charge, de recarga rápida, não vai levar mais de 30 minutos para estar com 80% da bateria carregada, o que possibilita percorrer até 100 quilômetros.