https://www.instagram.com/p/B76k3N_Fcdq/
Diante de discussões sobre a convivência entre crianças com e sem deficiência em escolas, Ivy Faria, filha do senador e ex-jogador de futebol Romário (PL-RJ) compartilhou nas redes sociais um posicionamento digno de aplausos. Em resposta à ideia de que crianças com deficiência “atrapalham” o aprendizado das demais, a jovem de 16 anos falou sobre sua experiência como uma estudante com Síndrome de Down – e a lição dada por ela no post é muito necessária.
Filha de Romário dá lição sobre inclusão de crianças com deficiência
Recentemente, durante uma entrevista ao programa “Novo sem Censura” (TV Brasil), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, deu uma declaração bastante polêmica. Ao falar sobre a convivência entre crianças nas escolas, ele disse que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado das demais – e, em resposta à fala do político, Ivy Faria, filha de Romário, usou as redes sociais para se posicionar. Junto de uma foto de si mesma, ela escreveu uma carta aberta, e a fala dela foi digna de aplausos.
https://www.instagram.com/p/CEPikidl1-I/
“Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy, eu estou muito triste com o Sr. sabe, eu tenho Síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Eu estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência, cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, escreveu ela, enfatizando que há uma série de benefícios na convivência entre crianças com e sem deficiência.
“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr, não teve a oportunidade de aprender, que a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza”, disse a jovem, que também exaltou o fato de que pessoas com deficiência são tão capazes e inteligentes quanto qualquer outra, e crer no contrário é ofensivo.
https://www.instagram.com/p/CNx4zq5FCmp/
“Como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade. Tem advogado cego, tem relações públicas com Síndrome de Down e tem mais um monte de gente com deficiência formado na universidade e trabalhando pro Brasil. E pra dar aquele orgulho e mostrar com muito talento a nossa força de vontade de superar tantas barreiras, vem aí as Paralimpíadas com dezenas de atletas nos enchendo de motivação”, disse ela.
Nos comentários, Ivy foi muito exaltada pela fala madura e recebeu mensagens de internautas que se identificaram com o posicionamento dela. “Muito triste isso!!! Ouvi a mesma coisa de um colega de trabalho. Isso porque é formada em pedagogia. Muito, muito triste!!!!”, escreveu uma internauta. “Você só acrescenta, é muito educada, inteligente e pura luz!”, elogiou outra. “Uma princesa linda, inteligente e capaz!”, afirmou mais uma seguidora de Ivy.
Veja o post na íntegra:
https://www.instagram.com/p/CSp0Q4wFUw8/