Se você sente que fica um pouco travada ao conversar com gente nova – seja na balada, no happy hour ou mesmo em situações cotidianas – e que o assunto não flui tão bem quanto você gostaria, pode ser que tenha bloqueios causados pela timidez.
Leia também:
5 conselhos amorosos que você não deve seguir
Paquera na balada: dicas de conversação
Ouvir mais é um dos segredos para ser feliz no amor
Os autores e especialistas em relacionamento Marc e Angel Chernoff reunira uma série de dicas para tornar a conversa com desconhecimentos menos constrangedora e mais natural. Tente colocá-las em prática da próxima vez que se deparar com alguém interessante:

Fale sobre pessoas e interesses em comum. Amigos ou chefes mútuos, cidade de origem, etc.

Faça perguntas relevantes sobre vida, trabalho hobbies e cultura. Manter-se informada sobre os eventos atuais permite que você converse sobre diversos temas. Comece com “O que você acha de…?”, “Você já ouviu falar de…?”, etc. Evite tópicos negativos ou controversos e procure não contar histórias muito longas.

Se você começar a ficar entediada com aquilo que está dizendo, pare de falar, aceite a situação e siga em frente para o próximo tema.

Ouça mais do que fala.

Quando falar com pessoas que nunca viu antes, fique somente nas histórias mais recentes, que aconteceram nos últimos momentos, como o ambiente em que estão, a música que está tocando, etc.

Aprenda alguns fatos históricos interessantes.

Porém, cuidado: tenha em mente que ninguém gosta de pessoas que acham que sabem tudo.

Pausas prolongadas são o melhor momento para aquele fato histórico interessante. A maioria das pessoas prefere ouvir você falar sobre qualquer coisa do que ter de enfrentar um silencio constrangedor. Tenha apenas bom senso para falar algo realmente pertinente.

Atente-se para a sua linguagem corporal. Pessoas que aparentam estar desconfortáveis deixam os outros desconfortáveis também. Mostre-se confiante e à vontade, mesmo se não estiver.

Deixe que o desconhecido te interrompa. Ele não estará sendo rude, mas sim ajudando você. Deixe que ele fale e espere que termine para continuar sua história. Este é geralmente um bom sinal de que a pessoa está, de fato, prestando atenção.

Se tudo der errado, simplesmente fale sobre o clima, já que as pessoas sempre têm algo a dizer sobre isso.

E tenha sempre alguma estratégia de saída já pronta, caso seja necessário, como “eu vou buscar uma bebida, nos vemos depois”.