Todos os dias somos submetidas a uma série de informações que podem nos deixar à beira de um ataque de nervos. O cuidado com os filhos e os problemas no trabalho são situações clássicas de estresse, mas há outras menos evidentes que podem fazer com que você fique irritada e ansiosa sem perceber. Veja quais são elas e faça uma forcinha para mudar de hábitos.
Coisas que te deixam estressada
Procrastinar. Deixar as coisas para a última hora é praticamente sinônimo de estresse. Você sabe que precisa realizar determinada tarefa, mas adia o máximo possível – é o famoso “amanhã eu resolvo”. Depois percebe que já está cheia de coisas acumuladas e precisa correr para dar conta de tudo. Sempre que a vontade de procrastinar aparecer, pense: se não vou conseguir me livrar deste problema, é melhor resolvê-lo de uma vez.
Fazer mil coisas as mesmo tempo. Se a procrastinação aumenta o estresse, fazer mil coisas ao mesmo tempo também é prejudicial. Pessoas controladoras têm dificuldade em delegar funções e “abraçam o mundo” para garantir que todas as tarefas saiam perfeitas. É preciso entender que às vezes as coisas vão sair do controle e nem tudo será como você planejou. Respire fundo e tente se organizar para fazer uma atividade de cada vez. Se for preciso, peça ajuda.
Remoer decisões. Ao tomarmos uma decisão importante, passamos um tempão nos questionando se aquela foi a melhor escolha. Tome cuidado para que essa reflexão não se torne um problema: remoer decisões não vai mudar o que aconteceu e pode deixá-la uma pilha de nervos. Reflita que, naquele momento, você fez o melhor que poderia.
Realizar poucas atividades prazerosas. Aqui na verdade está o que você não faz todos os dias: pensar em si mesma. Sabemos que no meio de tantas obrigações diárias, às vezes não sobra tempo para se dar atenção, mas isso é essencial. Reserve pelo menos uma hora do dia para fazer algo que realmente lhe dê prazer. Pode ser uma atividade física, cozinhar o seu prato preferido, ler um livro ou ficar deitada na cama curtindo suas músicas preferidas.
Passar muito tempo conectada. Você passa o dia conectada à internet, olha o Facebook, checa o Whatsapp, responde e-mails, atende o telefone, curte uma foto no Instagram, enfim, não desliga nunca. Experimente passar parte do seu tempo livre bem longe do celular ou do computador, principalmente momentos antes de dormir. O excesso de informações trazidas pela rede te deixa constantemente em estado de alerta – o que não é nada bom para seus níveis de estresse.
Seakalm é um medicamento natural contra o estresse, ansiedade e agitação. Não se irrite. Seakalm.