Como manter as crianças distraídas no carro

Manter as crianças distraídas dentro do carro (seja no trânsito da cidade ou nas estradas durante as viagens de férias) é sempre um desafio. A jornalista Samantha Shiraishi dá dicas de como tornar o passeio com os pequenos mais agradável. Olha só:

Leia também:

Teste: você sabe dirigir com segurança na estrada?

Dicas para dirigir com crianças no carro

Melhores aplicativos para o trânsito

Quem tem filho e costuma viajar muito (ou fica muito tempo no trânsito com as crianças) sabe que alguns equipamentos são indispensáveis. Além da cadeirinha ou do booster (assento que deixa a criança na altura adequada para usar o cinto de 3 pontos), outras coisas como DVD não são nada ruins.

Um tempo atrás tinha até um comercial que mostrava a criançada no carro tocando o terror sem aparelho de DVD – e se comportando super bem com o gadget. Embora não seja bem assim – o nosso DVD é aquisição recente – o fato é que ter algumas coisas no carro ajuda muito a manter a molecada mais calma. Afinal, eles raramente têm alguma responsabilidade pelo tempo que ficamos no trânsito e vale a pena escolher alguns itens para facilitar a vida com eles.

Nossa família está justamente escolhendo um novo modelo de carro neste ínicio de ano. Há dois anos nosso carro novinho foi roubado (felizmente num momento em que estava estacionado e vazio, ou seja, não foi um trauma para ninguém) e acabamos comprando um substituto meio sem escolher. Na época eu até dizia: até comprar carro zero é chato se é obrigação!

Desta vez estamos escolhendo em conjunto, os quatro. Mãe de meninos – de 8 e 10 anos – eu tenho muitos palpiteiros. Roda de liga leve, farois de neblina, som com mp3 são alguns dos detalhes que eles querem que o carro tenha. E dou razão: as rodas e farois garantem a segurança (e isso, convenhamos, não tem preço) e o mp3 com porta usb e entrada para cartão SD garantem que o gosto musical de todos pode ser atendido com facilidade.

Dá até para ouvir podcasts, se informar, ouvir audio livro – este último com cuidado para não dar sono no motorista. E quanto ao DVD automotivo, sempre no banco de trás para não atrapalhar o motorista (sim, eu acho uma graça aquele modelo de TV digital que fica no parabrisas, mas não é seguro!). O nosso DVD automotivo tem também um joystick e alguns joguinhos – e ele serve para acalmar as crianças no meio do passeio também, tanto na espera do restaurante (minha irmã abusa muito disso com meu sobrinho de 3 anos) quanto no hotel que é funcional e não tem grande área de lazer.

Uma dica menos tecnológica mas igualmente interessante para famílias com crianças é: bloquinhos para brincar de STOP e desenhar, jogos como imagem e ação, sem falar em muitos Super Trunfo! As cartinhas são ótimas para passar o tempo no carro. Vale fazer uma sacolinha de diversão para cada criança (tem umas dicas bem legais de como fazer no blog Como faz) e deixar cada um com seu kit, que pode conter também squeeze para água mineral, lenços de papel ou lenços umedecidos (são bem úteis para crianças mais arteiras), balinhas e uma almofadinha para recostar a cabeça quando cochilar.

Por fim, vale ter em mente que para as crianças cada “hora parada” no banco do carro representa muito mais tempo do que para nós, adultos, já habituados às rotinas cansativas do dia a dia. Ser capaz de pausar mais vezes, mesmo com pressa de chegar ao destino, pode significar um grande alívio para todos. Boa viagem e boas férias!

Samantha Shiraishi é jornalista profissional, diplomada pela UFPR. Atuou durante 10 anos em redações de jornais e revistas no Brasil e no Japão. Edita também, em parceria com W3Comunicação, a revista eletrônica De olho nos blogs. É voluntária da SaferNet e embaixadora 2.0 do movimento Todos Para Educação. Desde junho de 2010 é a representante da América Latina no Norton Online Family Advisory Council. Blog – A vida como a vida quer – www.samshiraishi.com