Como responder a uma crítica? Veja erros comuns nessa situação e como agir

Críticas construtivas, por mais duras que possam parecer, nos ajuda a ser melhores na vida pessoal e no trabalho. Mas mesmo conscientes do fato, raramente aceitamos bem um julgamento de nossos comportamentos e capacidades, já que normalmente atingem nossa autoestima, em maior ou menor grau.

Diante de uma crítica podemos perder um pouco o controle da razão e, quando os sentimentos envolvidos falam mais alto, pode causar grande desconforto e até mesmo brigas. Conheça erros comuns que todo mundo comente quando recebe uma crítica e qual a melhor maneira de agir, segundo conselhos da psicóloga Melanie Greenberg para o site Psychology Today:

Erros ao responder a uma crítica

ShutterStock

O momento em que você recebe uma crítica geralmente é desagradável, mas é preciso evitar o impulso de reagir tentando fugir do conflito antes mesmo de ouvir os argumentos da outra pessoa. É equivocado ainda negar e tentar justificar determinada atitude sem prestar atenção ao que está sendo julgado.

Controle os sentimentos e não fique na defensiva ou mesmo adote postura mais agressiva, sem pensar, contra-atacando a pessoa que o está criticando em uma tentativa de provar que está certo. O resultado invariavelmente não rende bons frutos.

O que fazer ao ser criticado

iStock

Mantenha a calma e respire fundo quando confrontado com a crítica. Observe como se sente e o que a outra pessoa está comunicando para refletir melhor sobre o que está sendo dito e como responder ao julgamento. Espere que ela termine de falar e não se apresse para dar suas versões do ocorrido.

Dependendo da situação você pode querer afirmar sua independência ou direito de ter uma opinião diferente. A atitude é válida desde que que você atue com maturidade e seja respeitoso. Você pode definir um limite, se comprometer e oferecer opções disponíveis para contornar a situação.

Se colocar no lugar da pessoa que faz a crítica pode fazer com que você pareça mais paciente e empática. Ao avaliar que a crítica é legítima, você pode ainda indicar que pretende tomar uma ação corretiva e melhorar o que foi apontado como inadequado ou errado.

Crítica e negatividade