Comunicar-se bem, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, é essencial para estabelecer uma relação melhor com as pessoas que estão ao redor. Contudo, nem sempre a hora de expor ideias ou defender um ponto de vista surte o efeito desejado.
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O pesquisador e consultor político Frank Luntz, responsável por treinar discursos de importantes líderes políticos e empresários do mundo, ensina, em seu livro “Words That Work: It’s Not What You Say, It’s What People Hear” (“Palavras Que Funcionam: Não é o Que Você Diz, é o Que as Pessoas Escutam”, em uma tradução livre), como melhorar a comunicação oral com hábitos simples.
Como se comunicar melhor
Veja na galeria de fotos sete dicas do especialista publicadas na revista norte-americana Time:

Palavras fáceis
Usar palavras simples e falar de maneira direta é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação oral eficaz. A dica do pesquisador é deixar as palavras difíceis de lado porque isso pode fazer com que a pessoa entenda uma mensagem diferente da que você tentou passar.

Frases curtas
Ainda de acordo com o especialista para passar uma mensagem de maneira rápida e eficiente o ideal é usar sentenças curtas, que funcionam como slogans.

Credibilidade
Para que a comunicação seja ainda mais eficaz, é preciso que a pessoa passe confiança. Antes de falar a respeito de um assunto, o ideal é que a pessoa leia a respeito dele. Informações desencontradas e a famosa “enrolação” são facilmente percebidas pelo ouvinte.

Novidade
Ainda de acordo com Luntz, as pessoas costumam prestar mais atenção quando a mensagem a ser comunicada é ou soa como algo diferente.

Como se fala
O autor explica também que a intensidade como a mensagem é transmitida também é importante. A dica é falar com uma entonação firme, mas sem soar grosseira.

Exemplos
Segundo o autor do livro, exemplificar e contextualizar o que está sendo dito também torna a comunicação mais eficaz.

Emoções
Luntz explica que, em alguns casos, vale usar as emoções para que o interlocutor se identifique com o discurso. Contudo, segundo ele, é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar ganhando a desconfiança de quem ouve.