Manchas de gordura no banco, arranhões na lataria e cheiros ruins são capazes de deixar a motorista que dirige bonito de cabelo em pé. Mas calma, não precisa se estressar. A boa notícia é que com receitas caseiras simples você consegue resolver todos esses probleminhas em um piscar de olhos. Assim, sobra mais tempo para cuidar de quem realmente importa: você.
Leia também:
Como estacionar em vagas pequenas: macetes para fazer a baliza sem erro
O que fazer em casos de acidente de trânsito?
Proibido estacionar: saiba onde nunca parar o veículo
Manchas do banco do carro
Por mais cuidadosa que você seja, às vezes uma sujeirinha no banco do carro é inevitável. Para tirar mancha de gordura, por exemplo, basta aplicar talco e deixar agir por 10 minutos. Depois, lave a área com água morna e sabão neutro e seque com papel toalha. Já as manchas de chocolate, maquiagem ou caneta podem ser retiradas com a ajuda de uma solução de vinagre branco.
Arranhões na pintura
Riscos na lataria podem ser disfarçados com a ajuda de um produto que as mulheres conhecem bem: o esmalte. Basta passar uma camada do produto na área afetada. Além de deixar o arranhão quase imperceptível, o esmalte protege a lataria contra a ferrugem. Contudo, a medida é apenas paliativa. Se o risco for grande, é preciso procurar uma funilaria para tomar os cuidados necessários.
Dependendo do tamanho do arranhão, é preciso procurar direto uma funilaria para evitar danos maiores. Crédito: Thinkstock
Sujeiras e manchas da lataria
Passou por uma obra e seu carro ganhou uma mancha de cimento? Ela pode ser removida com uma solução de vinagre e água fervendo, que ajuda a amolecer o concreto. Já o piche pode ser retirado com uma mistura de água (95%) e querosene (5%), enquanto o cocô de passarinho precisa ser eliminado o quanto antes com água e sabão neutro para evitar que a pintura fique danificada. Depois da limpeza, invista em uma boa cera para polir o veículo.
Cheiros ruins
O vinagre também é uma excelente alternativa para eliminar cheiros ruins do estofado. Para isso, você vai precisar de um borrifador com uma solução 100 ml de água e 50 ml de vinagre de vinho branco. Basta borrifar por todo o banco e deixar ventilar. Contudo, se o cheiro for persistente, é importante investigar as causas, como o ar condicionado, que precisa de manutenção ou pode exalar um cheiro ruim.