É cientificamente comprovado, por meio de pesquisas, que o tamanho e a raça têm influência no processo de envelhecimento de um cachorro. As raças porte pequeno, como o maltês ou yorkshire, atingem a maturidade mais rápido e tendem a viver mais tempo. Os cães de porte grande, como o labrador ou pastor alemão vivem menos quando comparados aos de menor porte. Claro, para toda regra existem suas exceções: vira-latas e cães da raça border collie tendem a viver mais, enquanto os buldogues têm a vida mais curta.
Leia também:
Opções de nomes para animais
10 passos para dar banho em bichinhos
Saiba os motivos da castração
A explicação para isso é fisiológica: os cães têm uma curva de crescimento bem acentuada no primeiro ano: é nesse momento que a grande maioria das raças atingem a maturidade reprodutiva (que, entre os humanos, chamamos de puberdade.). Por motivos de seleção genética, as raças de maior porte têm esse amadurecimento mais tardio. No primeiro ano de idade, o cão pode ser comparado com um jovem adulto!
A teoria que a cada um ano “humano” corresponderia a sete anos “caninos” não é precisa, pois não leva em conta as variações individuais.
Comparação entre a idade dos cães e a dos humanos
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.