Quem nunca ouviu o famoso ditado que diz: “Tamanho não é documento!”? Nesse caso, não é mesmo! Um dos animais mais barulhentos do mundo é minúsculo, mede apenas 2mm, mas consegue emitir um som altíssimo. O barulho é consequência de um fenômeno conhecido como estridulação. Você sabe o que é?
Leia também:
Coleiras antilatidos: como funcionam, vantagens e desvantagens
Saiba como proteger seu animal do barulho das festas de fim de ano
Cachorro tem medo de tudo: Síndrome do Pânico em cães?
O animal é um percevejo aquático – com o nome científico Micronecta Scholtzi – e que, apesar do diminuto tamanho, é capaz de produzir um som impressionante.
Esse animal com medidas tão reduzidas, que foi descoberto por cientistas da França e da Escócia, tem a capacidade de fazer um barulho que pode chegar a ter até 99,2 decibéis, os quais equivalem (aos ouvidos humanos) ao som ouvido da primeira fila durante o concerto de uma orquestra sinfônica.
O som ocorre devido contato do pênis desse animal no seu abdômen para atrair a fêmea e se acasalar, em um fenômeno conhecido como estridulação. Apesar de sua força e som, essa ocorrência, muitas vezes, não é percebida pelos homens devido ao fato de que o barulho feito pelo percevejo aquático se dissipa quando em contato com a água, diminuindo de forma drástica sua acústica.
Não é impressionante? Compartilhe com seus amigos no Facebook e deixe que eles também fiquem por dentro das novidades do mundo animal!
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.