Crianças que brincam ao ar livre e têm contato físico com a natureza podem apresentar sistema imunológico mais forte, descobriu um estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, que conduziu um interessante experimento com “piso de floresta”.
Para verificar como o ambiente poderia impactar na saúde dos pequenos, os pesquisadores avaliaram 75 crianças com idades entre 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas.
Quatro das 10 creches selecionadas passaram por uma pequena reforma e trocaram o piso de cascalho dos playgrounds por um gramado natural de floresta. As outras seis instituições serviram como grupo de controle para o estudo e não passaram por modificações.
Ao longo de 28 dias, as crianças foram incentivadas a brincar nas áreas externas e, nos espaços reformados com o “piso de floresta”, atividades extras, como plantar, foram incluídas nas rotinas para aumentar a interação com a natureza.
Brincar na natureza melhora imunidade de crianças
Após esse curto período, os pesquisadores coletaram amostras de pele, sangue e fezes de todas as crianças envolvidas no estudo, publicado no Science Advances em 14 de outubro de 2020.
Foi possível descobrir através das análises que a microbiota (micro-organismos que habitam o organismo) das crianças que frequentavam as creches com “piso de floresta” estava mais diversa. Os pequenos ainda tinham presença maior de proteínas anti-inflamatórias em seus organismos.
Os pesquisadores puderam concluir que, em menos de um mês, as crianças que tiveram contato físico com a natureza apresentaram significativa melhora na imunidade, o que não ocorreu com os alunos de creches com playgrounds cobertos por cascalhos.