O resultado de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e de Lausanne, na Suíça, mostrou que mulheres têm papel importante na formação de uma sociedade bem-sucedida. Isso porque estão mais focadas na cooperação do que na competição e se mostram mais conciliadoras do que os homens.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram um jogo envolvendo 96 estudantes em duplas femininas, masculinas e mistas. Cada dupla era presa (de mentirinha, claro), acusada de ter roubado um quadro. A dupla era então separada e era oferecido a cada um a oportunidade de acusar o outro e ser solto (enquanto o parceiro pegava prisão perpétua) ou silenciar. No caso de um não acusar o outro, ambos seriam presos e soltos em pouco tempo. Diante da dúvida quanto ao comportamento da dupla, a maioria dos homens acusaram, enquanto as duplas femininas cooperaram em dobro.
Contudo, os homens foram mais cooperativos nas duplas mistas. A partir disso os cientistas concluíram que os homens não são competitivos incondicionais, já que mudam a sua estratégia diante do comportamento feminino.
Matéria da Folha Online.