Levar e buscar as crianças na escola é uma atividade presente na vida da maioria das mães. O problema é que o dia acaba girando em torno dos horários do pequeno. Quem nunca desmarcou um compromisso ou um café com as amigas porque tinha que buscar o filho na escola?
Leia também:
Frases de caminhão engraçadas para você rir um pouquinho no trânsito
Nostalgia por carros antigos: você se lembra disso?
Coisas que toda mãe coruja já fez com o filho no carro
Uma forma de facilitar o dia a dia das mães motoristas é organizar grupos de carona. Assim, ao invés levar seu filho ao colégio de segunda a sexta, você leva apenas um ou dois dias e ganha esse tempo para cuidar de você. Isso sem falar na economia de combustível e na atitude consciente em relação ao meio ambiente e ao trânsito. Para as crianças também vai ser uma diversão!
Dicas para organizar caronas
Converse com as mães dos coleguinhas do seu filho. Um deles pode morar perto de você Crédito: Thinkstock
Converse com as mães dos coleguinhas do seu filho e descubra quais moram perto de você. Aproveite o momento em que as mães esperam as crianças na porta da escola e fale da sua ideia. As mães que você conhece podem conhecer outras que moram perto da sua casa. Esse “boca a boca” é uma ótima maneira de aumentar o círculo de amizades. Outra possibilidade é anunciar a no mural do condomínio. Coloque seu telefone ou e-mail para que as mães interessadas possam entrar em contato. Pode ser que alguma criança do seu prédio estude no mesmo colégio que o seu filho e você não saiba.
Antes de iniciar o revezamento, é fundamental conhecer os pais das outras crianças e conversar bastante com eles, afinal, quando se tratar dos filhos dos outros, todo cuidado é pouco. Combinem tudo com bastante clareza: regras, trajeto, dias e horários de cada mãe. Uma ideia é registrar essa planilha e enviar para o e-mail de cada uma. Dessa forma, vocês evitam esquecimentos e mal entendidos.
Um grupo de Whatsapp pode facilitar a comunicação entre as mães Crédito: Thinkstock
Criar um grupo no WhatsApp com todas elas também é uma boa alternativa. Assim é mais fácil marcar horários, pontos de encontro e avisar possíveis problemas ou desistências. Não se esqueça de que comprometimento e pontualidade são fundamentais em esquemas de carona. Por isso, não se atrase para buscar as crianças, deixe o seu filho prontinho no horário combinado e avise quando ele não for à escola.
Explique para o seu filho que a partir de hoje outra pessoa vai levá-lo e buscá-lo na escola em alguns dias. Diga que ele deverá se comportar no carro e obedecer a motorista como obedeceria a você. Antes de começar o rodízio, lembre-se de avisar a escola que outra pessoa será responsável por retirar a criança. Isso evita constrangimentos e aborrecimentos na hora da saída.