O Natal é a época do ano para ficar com a família, mas muitas pessoas preferem comemorar a data com amigos, com a família do companheiro ou companheira ou até mesmo com os colegas de trabalho. Seja qual for a situação, é importante saber comportar-se corretamente e não cometer nenhuma gafe, para não virar assunto nas rodinhas até o Carnaval.
Veja quais são os principais erros que convidados e anfitriões cometem em jantares e aprenda dicas para não fazer feio na ceia de Natal.
Levar sobremesa para a casa de outra pessoa
“Aparecer com uma sobremesa é gafe gravíssima. A dona da festa provavelmente já preparou um doce para depois do jantar com todo amor e carinho, e você corre o risco de magoá-la caso os convidados gostem mais da sua sobremesa e nem olhem para a dela”, explica a professora de etiqueta Virginia Gargiulo. “Além disso, quando a anfitriã organiza uma festa, normalmente escolhe travessas e utensílios que combinam entre si, e a sua pode destoar do restante da decoração.”
Entrar na cozinha durante a festa
“Os convidados devem circular apenas nas áreas sociais da casa, nunca nas áreas íntimas. Tem gente que entra na cozinha para perguntar onde é o lavabo, pegar mais bebida ou até mesmo atender a uma ligação com mais privacidade, mas isso é errado. A privacidade dos anfitriões deve ser preservada.”
Circular pela festa antes de cumprimentar os anfitriões
“Não há nada pior para o organizador do que ver os convidados aproveitando sua festa sem ao menos tê-lo cumprimentado. A primeira coisa que você deve fazer ao chegar ao jantar é dirigir-se aos donos da casa e dizer oi. Se encontrar conhecidos no caminho, acene e diga que volta mais tarde. Depois de falar com os anfitriões, lave as mãos, pois você estará chegando da rua.”
Ligar para o anfitrião no dia da festa
“Se você precisa pedir coordenadas para o local do jantar, programe-se para ligar nos dias anteriores. No dia do evento, o anfitrião estará muito ocupado organizando o jantar e recebendo os convidados.”
Falar sobre temas fortes
“No Natal, não se deve falar sobre temas como crime, violência, acidentes, etc. Fale apenas sobre assuntos brandos, pois esta é uma época de paz e confraternização. É preciso ter muito cuidado com o quê se fala, principalmente se você não conhece o dono da casa.”
Guardar o presente para abrir depois
“Ao receber o presente, desembrulhe imediatamente. Depois de aberto, discretamente dobre o embrulho e guarde na sua bolsa, para não deixar uma bagunça na casa.”
Não levar presente para o anfitrião
“Hoje em dia, não há mais necessidade de presentear todos os convidados. Se houver crianças, compre presentes somente para elas. Mas nunca deixe de levar uma lembrancinha para os anfitriões da festa, e certifique-se de comprar algo que você sabe que vai agradar.”
“Alugar” o anfitrião
“É horrível quando os amigos dizem ‘você nem conversou direito comigo hoje’, ou ‘senta um pouco, você deve estar cansado’. O anfitrião sabe exatamente o que tem de fazer e para quem deve dar maior atenção.”
Oferecer ajuda para preparar o jantar ou tirar os pratos da mesa
“Coloque-se no lugar da pessoa: você também não gostaria que seus convidados vissem a bagunça que você fez na cozinha ao preparar o jantar. Respeite a área íntima da casa. Além disso, se o dono da casa de propôs a fazer um jantar, deve poder dar conta de tudo sozinho.”
Servir o jantar para os outros
“Se você é o anfitrião do jantar, nunca sirva a comida para os seus convidados: deixe que cada um faça seu próprio prato. Você não deve escolher o quê e quanto cada um vai comer.”
Outras dicas:
– se decidir presentear a anfitriã com flores, leve-as já plantadas, e não em talos, para que a dona da casa não tenha de se incomodar em achar um vaso;
– bons presentes para o anfitrião são licor ou uísque. Evite levar vinho, pois é muito pessoal;
– o anfitrião da festa é o primeiro a se servir da comida e deve esperar todos acabarem de comer para colocar seus talheres na posição paralela, indicando que o jantar terminou;
– se estiver preparando o jantar, opte por alimentos que possam ser preparados com antecedência e deixe-os expostos na mesa antes do jantar. Assim, você não irá deixar seus convidados sozinhos por muito tempo;
– deseje um feliz Natal para as pessoas olhando nos olhos delas.





